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Tipo: Tese
Título: Avaliação da qualidade no curso de língua inglesa da Casa de Cultura Britânica de uma instituição de ensino superior
Autor(es): Victor, Marcos Norelle Ferreira
Orientador: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Palavras-chave: Qualidade;Docentes e discentes;Casa de Cultura Britânica;Servqual;Satisfação
Data do documento: 2021
Citação: VICTOR, Marcos Norelle Ferreira. Avaliação da qualidade no curso de língua inglesa da Casa de Cultura Britânica de uma instituição de ensino superior. Orientadora: Sueli Maria de Araújo Cavalcante. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Uma das principais preocupações das instituições de ensino, nos dias atuais, tem sido oferecer serviços de qualidade através de consultas avaliativas destinadas aos seus alunos e professores.Esta pesquisa buscou avaliar a qualidade dos serviços educacionais oferecidos por um curso de língua estrangeria de uma Instituição de Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem quantitativa, na qual os dados foram coletados através das perspectivas dos usuários e que envolvem suas percepções dos serviços voltados às cinco dimensões da qualidade contidas no modelo da escala Servqual: tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia. O objetivo principal desse estudo foi analisar a qualidade dos serviços oferecidos pelo curso de língua estrangeira da Casa de Cultura Britânica de uma Instituição de Ensino Superior. Para análise dos dados, medidas de Estatística Descritiva foram utilizados como medida de tendência central (média) e desvio padrão. A metodologia utilizada para a pesquisa e coleta dos dados foi a aplicação de dois questionários (ambos adaptados da escala Servqual) para cada grupo de participantes (alunos e professores), com o propósito de avaliar as percepções em relação às 22 variáveis presentes nas cinco dimensões da qualidade. Além dessas 22 questões, algumas questões sociodemográficas também foram aplicadas. Através dos resultados desta pesquisa, foi possível constatar que o grau de satisfação dos discentes e docentes mostrou que, das cinco dimensões da escala Servqual, apenas a dimensão tangibilidade obteve uma pontuação inferior a 4 pontos, pelo fato de a instituição não possuir equipamentos modernos. No tocante às outras dimensões e atributos, o grau de satisfação foi bastante positivo, com destaque para o atributo 13 - As informações passadas por professores e pessoal administrativo de sua instituição de ensino possuem credibilidade, e o atributo 16 - O pessoal administrativo e os professores de sua instituição de ensino possuem o conhecimento necessário para o desempenho de suas funções, por parte dos discentes, e o atributo 7 - Os serviços prestados pela sua instituição de ensino são considerados confiáveis pela sociedade e atributo 10 - O pessoal administrativo demonstra disponibilidade e interesses durante o período de atendimento, obtiveram o menor desvio padrão presente na referida análise, por parte dos docentes. A dimensão Presteza obteve um maior grau de satisfação por parte dos docentes, ao passo que a dimensão Segurança obteve o melhor grau de satisfação por parte dos discentes.
Abstract: One of the main concerns of educational institutions, nowadays, has been to offer quality services through evaluation consultations aimed at their students and teachers. This research sought to evaluate the quality of educational services offered by a foreign language course from a Higher Education Institution. This is an applied research with a quantitative approach, in which data were collected from the perspectives of users, involving their perceptions of services aimed at the five dimensions of quality contained in the Servqual scale model: tangibility, reliability, promptness, security and empathy. The main objective of this study was to analyze the quality of services offered by the foreign language course of Casa de Cultura Britanica of a Higher Education Institution. For data analysis, Descriptive Statistics measures were used as a measure of central tendency (mean) and standard deviation. The methodology used for the research and data collection was the application of two questionnaires (both adapted from the Servqual scale) for each group of participants (students and teachers), with the purpose of evaluating the perceptions regarding the 22 variables present in the five dimensions of quality. In addition to these 22 questions, some sociodemographic questions were also applied. Through the results of this research, it was possible to verify that the degree of satisfaction of students and professors showed that, of the five dimensions of the Servqual scale, only the Tangibility dimension obtained a score lower than 4 points, as the institution does not have modern equipment. Regarding the other dimensions and attributes, the degree of satisfaction was quite positive, with emphasis on attribute 13 - The information provided by professors and administration staff of your educational institution is credible, and attribute 16 - Administrationstaff and professors of your educational institution have the knowledge necessary for the performance of their functions; by the students, and attribute 7 - The services provided by your educational institution are considered reliable by society, and attribute 10 - Administration staff demonstrate availability and interest during the service period, obtained the lowest standard deviation present in that analysis by the professors. The Readiness dimension had a higher degree of satisfaction from the professors, while the Safety dimension had the best degree of satisfaction from the students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60428
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