Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60399
Type: TCC
Title: A aprendizagem no ensino remoto na perspectiva dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da UFC
Authors: Cunha, Joyce Barbosa
Advisor: Leite, Raquel Crosara Maia
Keywords: Pandemia.;Curso de Biologia.;Percepção discente.
Issue Date: 2021
Citation: CUNHA, Joyce Barbosa. A aprendizagem no ensino remoto na perspectiva dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da UFC. 2021. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho têm o intuito de analisar a perspectiva dos discentes de Ciências Biológicas da Universidade Federal Do Ceará (UFC) em relação à própria aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial. Para isso, foi solicitado aos estudantes através de e-mail e redes sociais que respondessem um formulário eletrônico na plataforma Google Forms, na qual havia onze perguntas de caráter avaliativo e uma questão que pedia que o ensino remoto fosse resumido em três palavras. O formulário obteve 38 respostas, sendo 68,4% de alunos da licenciatura e 31,6% do bacharelado, com maioria cursando o 7º ao 9º semestre, e faixa etária mais representativa de 22 a 24 anos. A maior parte dos alunos avaliou o ensino remoto que estão tendo de forma regular, a própria disposição/motivação como baixa, o próprio rendimento acadêmico como regular, o próprio ambiente de estudos como inadequado, a capacidade de organizar o próprio tempo como “às vezes”, a não concordância com o plano de ensino emergencial adotado pela UFC, a quantidade de professores que utilizam ferramentas de ensino favoráveis para a aprendizagem como “poucos”, a necessidade de trabalhar na pandemia como “não precisei trabalhar”, o agravamento de problemas de saúde mental que já possuíam, a insatisfação com os estágios realizados, e a opinião sobre se sentirão dificuldades na profissão no futuro caso permaneçam na área de biológicas como “poucas dificuldades”. As palavras mais citadas para resumir o Ensino Remoto Emergencial foram “desmotivador”, “cansativo” e “insuficiente”. A partir desses dados, pode se constatar a insatisfação dos estudantes com o Ensino Remoto de maneira geral, e mensurar os impactos na aprendizagem. Apesar de tudo, podemos destacar como aspecto positivo a percepção da importância das tecnologias digitais para o ensino.
Abstract: This work aims to analyze the perspective of Biological Sciences students at the Universidade Federal do Ceará (UFC) in relation to their own learning in Remote Emergency Teaching. For this, students were asked through e-mail and social networks to answer an electronic form on the Google Forms platform, in which there were eleven evaluative questions and one question that asked for remote learning to be summarized in three words. The form received 38 responses, 68.4% from undergraduate students and 31.6% from bachelor's degrees, with the majority taking the 7th to 9th semester, and the most representative age group from 22 to 24 years old. Most of the students rated their remote education regularly, their disposition/motivation as low, their academic performance as regular, the environment itself of studies as inadequate, the ability to organize their own time as “sometimes”, non-compliance with the emergency teaching plan adopted by the UFC, the amount of teachers who use teaching tools favorable to learning as “few”, the need to work in the pandemic as “I didn't need to work”, the worsening of mental health problems they already had, dissatisfaction with the internships performed, and the opinion about whether they will experience difficulties in the profession in the future if they remain in the area of biologicals as “few difficulties”. The most cited words to summarize Emergency Remote Learning were “demotivating”, “tiring” and “insufficient”. From these data, it can be seen the dissatisfaction of students with Remote Learning in general, and measure the impacts on learning. Despite everything, we can highlight as a positive aspect the perception of the importance of digital technologies for teaching.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60399
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_jbcunha.pdf644,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.