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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60368
Tipo: | TCC |
Título : | Proposição de metodologia para o traçado de rotas de fuga em caso de falha em barragem |
Título en inglés: | Methodology proposal for tracing escape routes in case of dam failure |
Autor : | Rodrigues, Brenda Arielly Mendonça |
Tutor: | Bertoncini, Bruno Vieira |
Palabras clave : | rota de fuga;segurança de barragem;evacuação;ruptura de barragem |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | RODRIGUES, Brenda Arielly Mendonça. Proposição de metodologia para traçado de rota de fuga em caso de falha em barragem. 2021. 84 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | As barragens são estruturas que proporcionam muitos benefícios para a população em seu entorno. Apesar disso, devido ao grande volume de material acumulado, uma situação de emergência envolvendo essas estruturas pode ocasionar um desastre com perdas imensuráveis nos vales a jusante. Devido a isso, a Lei Nº 12.334/2010, que instituiu a Política Nacional de Segurança de Barragens, propõe a elaboração do Plano de Segurança de Barragens (PSB) que deve conter, entre outras coisas, o Plano de Ação Emergencial (PAE), descrevendo as ações a serem tomadas em caso de emergência e, junto ao Plano de Contingência (PLANCON), determinar as áreas seguras e as rotas a serem percorridas para a devida evacuação da população. Assim, surgiu a necessidade de propor método de escolha de rotas e de locais seguros de forma que a tomada de decisões não seja fruto de ações subjetivas, diminuindo a ocorrência de erros. Considerou-se, primeiramente, os estudos existentes sobre vulnerabilidade regional para a seleção de parâmetros que fossem compatíveis com a presente análise, determinando os passos para a verificação dos locais mais vulneráveis em caso de emergência, a zona de autossalvamento e a quantidade de pessoas a ser evacuada na região. Analisando as áreas que estariam em segurança, foi possível delimitar os abrigos e calcular as respectivas capacidades. Em posse do ponto de origem da evacuação e dos pontos de destino, houve o traçado da rota de fuga de forma geométrica, considerando o caminho mais curto, o cálculo da duração da evacuação e da quantidade de pessoas impactadas. Por se tratar de um experimento, esse processo se deu de forma simplificada, levando em consideração características geométricas da região, existindo limitações práticas. Finalmente, foram determinadas quais rotas conseguiriam evacuar em tempo hábil, quais soluções poderiam ser aplicadas nas regiões que não apontaram roteiros viáveis e quais sugestões poderiam ser incrementadas para melhorar a aderência do modelo. |
Abstract: | Dams are structures that provide many benefits to the population. Despite this, due to the high volume of accumulated material, an emergency situation involving them may cause a disaster with immeasurable losses in the downstream valleys. For this reason, the brazilian law N° 12.334/2010, which established The National Dams Safety Policy, proposes the elaboration of The Dam Safety Plan (PSB), which must contain, among other things, The Emergency Action Plan (EAP) which describes the actions to be taken in the event of an emergency and, together with the Emergency Plan (PLANCON), determine the safe areas and routes to be covered for the correct evacuation of the population. Thereby, there is a need to propose a method that describes route ande safe areas choice, so as decisions can be elaborated from non subjective action, reducing error. First, existing regional vulnerability studies were considered in order to select the parameters compatible to this analysis, determining the steps to check the most vulnerable places in case of emergency, the self-rescue zone and the number of people to be evacuated. By analyzing those safe areas, it was possible to delimit the shelters and to calculate the respective capabilities. Knowing the evacuation origin point and the destination, were plotted escape routes in a geometric way, considering the shorter route, the calculation of the process duration and the number of people affected. Being an experiment, this process took place in a simplified way, taking into account the geometric characteristics of the region, presenting practical limitations. Finally, it was determined those routes that would be able to evacuate in time, what solutions could be applied in regions that have not indicated viable roadmaps and what tips could be increased to improve pattern fit. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60368 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
Ficheros en este ítem:
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