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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60365
Tipo: | TCC |
Título: | Determinação dos custos de Caminhos de Serviço utilizando o algoritmo de Least-Cost com auxílio do QGIS |
Título em inglês: | Determination of Service Path costs using the Least-Cost algorithm with the aid of QGIS |
Autor(es): | Almeida, Andrezza Rayanne Alves de |
Orientador: | Nobre Júnior, Ernesto Ferreira |
Palavras-chave: | Caminhos de serviço;Algoritmo de Least-Cost Path;Sistema de Informação Geográfica |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | ALMEIDA, Andrezza Rayanne Alves de. Determinação dos custos de Caminhos de Serviço utilizando o algoritmo de Least-Cost com auxílio do QGIS. 2021. 69 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Caminhos de serviço são as vias por onde passam os caminhões responsáveis pelo transporte do solo necessário para se executar um projeto de terraplenagem. O planejamento desses caminhos é realizado, em geral, buscando a menor distância entre a origem e o destino do material. A má escolha desses caminhos aumentar o custo final de transporte, além de gerar transtornos ambientais e sociais. Assim, essa pesquisa tem como objetivo comparar os custos de caminhos de serviço gerados por um algoritmo de Least-Cost Path com os custos de caminhos de serviço de menor distância. Para isto, foi realizado um estudo de caso da duplicação da rodovia CE-040, localizada na cidade de Caucaia, Ceará, estudo esse feito com o programa QGIS, um software gratuito que permite visualizar, editar, criar, analisar e criar mapas utilizando dados georreferenciados, permitindo simular diferentes cenários. Com auxílio do QGIS, foi possível caracterizar o uso do solo numa área de 500 metros no entorno da rodovia. Após definir os locais de corte e aterro, foram identificadas as jazidas que forneceriam material para as áreas de aterro e simulados caminhos de serviço de menor distância por análise convencional e os caminhos utilizando o algoritmo de Least-Cost Path, considerando os critérios de declividade do terreno, existência de vias, presença de corpos d’água e possibilidade de desmatamento. Os custos para esses fatores foram definidos com base na literatura, enquanto os pesos foram baseados nas respostas obtidas através de um questionário realizado com 21 profissionais da área de Infraestrutura de Transporte. O custo médio por quilômetro para os caminhos de serviço de menor distância foi de R$ 8.508,165 enquanto para os caminhos do algoritmo foi de R$ 518,351. Essa diferença é consequência do custo da compensação ambiental necessária para se realizar o projeto. Porém, nos casos onde os caminhos de serviço de menor distância não passam em áreas protegidas, o custo médio é bem inferior aos custos dos caminhos gerados pelo algoritmo. Conclui-se que, em situações em que não há passagem dos caminhos de serviço por corpos d’água, o caminho de menor distância apresentará o menor custo. Espera-se resultados semelhantes em casos de ultrapassagem de obstáculos físicos. |
Abstract: | Haul routes (or services paths) are the roads through which the trucks responsible for transporting the soil necessary to carry out an earthwork project. The planning of these paths is generally donetrying to achieve the shortest distance between origin and destination locals of the material. Not choosing an optimal path increases the final cost of transportation, in addition to generating environmental and social upheavals. Thus, this research aims to compare the costs of haul routes generated by a Least-Cost Path algorithm using the costs of the shortest service paths. For this, a case study of duplicating the highway CE-040, located in the city of Caucaia, Ceará was carried out. QGIS , a free software that allows viewing, editing, creating, and analyzing maps through georeferenced data (also allowing the simulation of different scenarios), was also used in the study. With the help of QGIS, it was possible to identify different land uses in an area of 500 meters around the highway. After defining the cut and earth fill locations, the mineral deposits that would provide material for the filled areas were identified, and simulations of service paths were executed (by conventional analysis of shorter service paths, and using the Least-Cost Path algorithm, considering the criteria of slope of the terrain, existence of roads, presence of water bodies, and the possibility of deforestation. The costs for these variables were defined based on the literature, while its ponderation factors were based on the answers of 21 professionals in the area of Transport Infrastructure (obtained through a questionnaire). The average cost per kilometer for service paths with the shortest distance was R$ 8,508,165 while for the algorithm paths it was R$ 518,351. This difference is a consequence of the cost of environmental compensation necessary to carry out the project. However, in cases where the service paths with the shortest distance do not cross protected areas, the average cost is much lower than the costs of the paths generated by the algorithm. It is concluded that, in situations where the service paths do not cross bodies of water, the shortest path will have the lowest cost. Similar results are expected in cases of overcoming physical obstacles. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60365 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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