Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60273
Tipo: | TCC |
Título: | Ensinando com animação: construção de materiais autorais digitais educacionais para a aprendizagem de fisiologia humana |
Autor(es): | Silva, Francisco Davi da |
Orientador: | Lima, Luciana de |
Palavras-chave: | Construcionismo;Biologia;Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação;Cultura Pop |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SILVA, Francisco Davi da. Ensinando com animação: construção de materiais autorais digitais educacionais para a aprendizagem de fisiologia humana. 2021. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é descrever o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública ao desenvolverem Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) a partir da construção de posts no Instagram relacionando conteúdos de Fisiologia Humana a animações vinculadas à Cultura Pop. Essa busca ocorreu em virtude de as abordagens tradicionais de ensino desses conteúdos favorecerem apenas sua memorização, pouco contribuindo para a compreensão sistemática desses processos fisiológicos. A pesquisa caracterizou-se como exploratória, a partir dos dados fornecidos em formulários de avaliação durante os meses de maio à julho de 2021 por 3 estudantes do 1° ano do Ensino Médio da turma do curso profissionalizante de Edificações da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Presidente Roosevelt, em Fortaleza - CE. A pesquisa foi executada em 3 etapas: planejamento, coleta e análise de dados. O planejamento ocorreu durante o mês de maio de 2021 por meio do levantamento bibliográfico, a estruturação dos formulários e espaços para a construção e publicação dos MADEs por parte das participantes. As coletas foram realizadas por meio de 3 formulários on-line de avaliação da aprendizagem dos conteúdos de Fisiologia Humana no início, durante e ao final do projeto. A análise de dados foi realizada de forma interpretativa com ênfase em dois focos: dificuldades apresentadas pelas discentes acerca dos conteúdos da pesquisa e a superação dessas barreiras ao longo do projeto. O trabalho demonstrou uma melhoria na aprendizagem das estudantes em relação ao início da pesquisa, onde as participantes se tornaram aptas a compreender o funcionamento dos Sistemas da Fisiologia Humana de forma sistemática e integrada. A utilização de animações e a construção dos MADEs propiciaram, respectivamente, a problematização científica dos conteúdos de entretenimento da Cultura Pop e a construção de novas linguagens (escritas e visuais) por parte das participantes. O estudo pretende se somar a um banco de dados que auxilie na adoção de novas práticas educacionais por parte dos professores, diante da apresentação no XV Encontro de Práticas Docentes, VIII Seminário Institucional de Iniciação à Docência e II Seminário Institucional de Residência Pedagógica e ao corpo pedagógico da escola. |
Abstract: | The objective of this paper is to describe the learning process of high school students in a public school when they develop Educational Digital Author Materials (MADEs) from the construction of posts on Instagram relating Human Physiology content to animations linked to Pop Culture. This research occurred because the traditional approaches to teaching these contents only favor their memorization, contributing little to the systematic understanding of these physiological processes. The research was characterized as exploratory, based on data provided during the months of May to July 2021 by 3 students of the 1st year of high school from the class of the professional course in Buildings at the Presidente Roosevelt State School of Professional Education, in Fortaleza – CE. The research was carried out in 3 stages: planning, collecting and analyzing data. The planning ocurred during the month of May 2021 through a bibliographic survey, the structuring of forms and spaces for the construction and publication of the MADEs by the students. The data collecting was carried out through 3 online forms for evaluating the learning of the Human Physiology contents at the beginning, during and at the end of the project. Data analysis was performed in an interpretive way with emphasis on two focuses: difficulties presented by the students regarding the research contents and overcoming these difficulties throughout the project. The work demonstrated an improvement in the students' learning in relation to the beginning of the research, in which the students became able to understand the functioning of the Human Physiology Systems in a systematic and integrated way. The use of animations and the construction of MADEs provided, respectively, the scientific problematization of the Pop Culture entertainment contents and the construction of new languages (written and visual) by the students. The study intends to add to a database which helps in the adoption of new educational practices by teachers, in view of the presentation at the XV Meeting of Teaching Practices, VIII Institutional Seminar on Teaching Initiation and II Institutional Seminar on Pedagogical Residency and the body pedagogical school. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60273 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_fdsilva.pdf | 7,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.