Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60258
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Marcos Antônio Araújo | - |
dc.contributor.author | Castro, Renan William Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T18:23:35Z | - |
dc.date.available | 2021-09-03T18:23:35Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, R. W. P. Ensino de Física durante a pandemia do Covid 19: uma experiência pessoal. 2021. 43 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60258 | - |
dc.description.abstract | In this work, we present the author's teaching experience before and duringthe Covid-19 pandemic in teachingphysicsto second and third year high school classes, his improvised transition from face-to-face classes to remote classes, in what was called emergency remotelearning(ERL).The author reports on his adaptation to the new normal: the use of digitaltechnologies to teach physics classes in apublic school in the state of Ceará, Parque Presidente Vargas Elementary and SecondarySchool. We list the digital tools used in this period, which are, WhatsApp, Google Meet, Google Classroom, Youtube, MicrosoftPower Point, pen tablet, physics simulator software, slides, and of course, the use of the Internet. Teachers had to adapt and learn to deal with digital technologies to overcome the problem of teaching in times of pandemic. The students' opinion is also inferred through an opinion poll, where their main difficulties are exposed. In general, students prefer and believe they learn more from face-to-face teaching. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title | Ensino de Física durante a pandemia do Covid 19: uma experiência pessoal | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho, apresentamos a experiência docente do autor antes e durante a pandemia do Covid-19 no ensino de física para as turmas do segundo e terceiro anos do Ensino Médio, sua transição improvisada das aulas presenciais para aulas remotas, no que se chamou de ensino remoto emergencial (ERE). É realizado um relato do autor sobre sua adaptação ao novo normal: o uso de tecnologias digitais para ministrar aulas de física numa escola pública do estado do Ceará, a Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM)Parque Presidente Vargas. Relacionamos as ferramentas digitais usadas nesse período, quais sejam, WhatsApp, Google Meet, Google Sala de Aula, Youtube, Microsoft Power Point, mesa digitalizadora, softwares simuladores da física, slides, e claro, o uso da Internet. Os professores tiveram que se adaptar e aprender a lidar com as tecnologias digitais para superar o problema do ensino em tempos de pandemia. A opinião dos alunos é também inferida através duma pesquisa de opinião, onde suas principais dificuldades são expostas. De um modo geral, os alunos preferem e acham que aprendem mais com o ensino presencial. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | COVID-19 - Trabalhos relacionados FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_rwpcastro.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.