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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60205
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Natividade, Marcelo Tavares | - |
dc.contributor.author | Sousa, Bruno Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-01T16:12:22Z | - |
dc.date.available | 2021-09-01T16:12:22Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Bruno Alves de. “É diferente? Isola”: jovens LGBTQIA+ no Sistema Socioeducativo. Orientador: Marcelo Tavares Natividade. 2021. 219 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa Associado de Pós-graduação em Antropologia UFC/UNILAB, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60205 | - |
dc.description.abstract | The research context is the Juvenile Justice System in Ceará. The main subject is understanding how sexual and gender experiences of adolescents and young people identified as LGBTQIA+ are crossed by the experience of arrest. The methodology is eminently qualitative. For this, I researched on internet news and public documents. The bibliographic survey included imprisonment of LGBT adults and educational measures. In the fieldwork, I followed events with subjects of public policies for childhood and adolescence and sexual diversity, in addition to informal conversations with interlocutors. During this time, the Covid-19 pandemic spread and methodological adaptations were necessary. Therefore, I conducted interviews through virtual platforms with three young people from male and female centers, supported by the Public Prosecutor’s Office in Ceará, and with professionals in these government areas. I noticed the little visibility of these subjects, caused by absence of specific regulations. Concern about violence in these centers and attacks on civil rights in the public arena have left such people in the margins of these policies. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sistema Socioeducativo | pt_BR |
dc.subject | LGBT | pt_BR |
dc.subject | Gênero e sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Marcadores sociais da diferença | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | “É diferente? Isola”: jovens LGBTQIA+ no Sistema Socioeducativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A dissertação se ambienta no sistema socioeducativo cearense. O objetivo geral da pesquisa é compreender como as vivências de sexualidade e gênero de adolescentes e jovens identificados como LGBTQIA+ são atravessadas pela experiência da internação. A metodologia é eminentemente qualitativa. Para tal empreendimento, realizei pesquisa de notícias da internet e de documentos junto a órgãos públicos. O levantamento bibliográfico compreendeu trabalhos sobre aprisionamento de adultos LGBT e medidas socioeducativas. No campo, acompanhei eventos com sujeitos das políticas públicas para infância e adolescência e de diversidade sexual, além de conversar informalmente com interlocutores. No decorrer do trabalho, a pandemia da Covid-19 se disseminou e foram necessárias adaptações metodológicas. Por isso, realizei entrevistas através de plataformas virtuais com três jovens de centros masculino e feminino, com apoio do Ministério Público do Ceará, além de profissionais dessas áreas. Percebi a pouca visibilidade desses sujeitos, dada a ausência de normativas específicas. A preocupação com a violência nesses centros e os ataques aos direitos civis na arena pública deixaram tais pessoas às margens dessas políticas. | pt_BR |
dc.title.en | “Is it different? Isolate it”: LGBTQIA+ youth in the Juvenile Justice System | pt_BR |
Aparece nas coleções: | COVID-19 - Trabalhos relacionados PAPGA - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_dis_basousa.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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