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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNatividade, Marcelo Tavares-
dc.contributor.authorSousa, Bruno Alves de-
dc.date.accessioned2021-09-01T16:12:22Z-
dc.date.available2021-09-01T16:12:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUSA, Bruno Alves de. “É diferente? Isola”: jovens LGBTQIA+ no Sistema Socioeducativo. Orientador: Marcelo Tavares Natividade. 2021. 219 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa Associado de Pós-graduação em Antropologia UFC/UNILAB, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60205-
dc.description.abstractThe research context is the Juvenile Justice System in Ceará. The main subject is understanding how sexual and gender experiences of adolescents and young people identified as LGBTQIA+ are crossed by the experience of arrest. The methodology is eminently qualitative. For this, I researched on internet news and public documents. The bibliographic survey included imprisonment of LGBT adults and educational measures. In the fieldwork, I followed events with subjects of public policies for childhood and adolescence and sexual diversity, in addition to informal conversations with interlocutors. During this time, the Covid-19 pandemic spread and methodological adaptations were necessary. Therefore, I conducted interviews through virtual platforms with three young people from male and female centers, supported by the Public Prosecutor’s Office in Ceará, and with professionals in these government areas. I noticed the little visibility of these subjects, caused by absence of specific regulations. Concern about violence in these centers and attacks on civil rights in the public arena have left such people in the margins of these policies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSistema Socioeducativopt_BR
dc.subjectLGBTpt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectMarcadores sociais da diferençapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.title“É diferente? Isola”: jovens LGBTQIA+ no Sistema Socioeducativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA dissertação se ambienta no sistema socioeducativo cearense. O objetivo geral da pesquisa é compreender como as vivências de sexualidade e gênero de adolescentes e jovens identificados como LGBTQIA+ são atravessadas pela experiência da internação. A metodologia é eminentemente qualitativa. Para tal empreendimento, realizei pesquisa de notícias da internet e de documentos junto a órgãos públicos. O levantamento bibliográfico compreendeu trabalhos sobre aprisionamento de adultos LGBT e medidas socioeducativas. No campo, acompanhei eventos com sujeitos das políticas públicas para infância e adolescência e de diversidade sexual, além de conversar informalmente com interlocutores. No decorrer do trabalho, a pandemia da Covid-19 se disseminou e foram necessárias adaptações metodológicas. Por isso, realizei entrevistas através de plataformas virtuais com três jovens de centros masculino e feminino, com apoio do Ministério Público do Ceará, além de profissionais dessas áreas. Percebi a pouca visibilidade desses sujeitos, dada a ausência de normativas específicas. A preocupação com a violência nesses centros e os ataques aos direitos civis na arena pública deixaram tais pessoas às margens dessas políticas.pt_BR
dc.title.en“Is it different? Isolate it”: LGBTQIA+ youth in the Juvenile Justice Systempt_BR
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