Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60167
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Crustaceos decapodos associados a esponjas no litoral do Estado do Ceara
Autor(es): Bezerra, Luis Ernesto Arruda
Coelho, Petrônio Alves
Palavras-chave: Espécie- decapoda;Registros;Distribuição geografica
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Zoologia
Citação: BEZERRA, Luís Ernesto Arruda; COELHO, Petrônio Alves. Crustaceos decapodos associados a esponjas no litoral do Estado do Ceara. Revista Brasileira de Zoologia, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 699-702, 2006.
Resumo: Neste trabalho é apresentada a fauna de crustáceos decápodos associados a esponjas coletadas ao largo da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. As esponjas foram obtidas através de mergulho autônomo, realizado no Parque Estadual Marinho " Pedra da Risca do Meio" . No laboratório, os poríferos foram identificados e os crustáceos retirados e etiquetados de acordo com a esponja em que foram encontrados. Nove espécies de esponjas foram coletadas e 14 espécies de crustáceos identificadas. Os Crustáceos da família Alpheidae foram os mais representativos, com seis espécies, seguidos pelos decápodos das famílias Mithracidae e Porcellanidae, com duas espécies e Palaemonidae, Pilumnidae, Pseudorhombilidae e Xanthidae, com uma espécie. A partir do presente registro, as espécies Nanoplax xanthiformis (A. Milne Edwards, 1880), Synalpheus hemphilli Coutière, 1909, S. minus (Say, 1818), S. sanctithomae Coutière, 1909 e Petrolisthes rosariensis Werding, 1978 têm sua distribuição aumentada no litoral brasileiro.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60167
ISSN: 1984-4670
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_leabezerra5.pdf100,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.