Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Mário de Assis-
dc.contributor.authorBezerra, Verlene Eufrásio-
dc.date.accessioned2021-08-26T17:53:53Z-
dc.date.available2021-08-26T17:53:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mário de Assis. Jogos como uma ferramenta no ensino da trigonometria. 2014. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60138-
dc.description.abstractDealing with mathematics in high school is a task which requires an innovative and creative practice from the teacher, so that he may guarantee a satisfying learning, through logical reasoning and the comprehension of themes studied daily in the classroom, getting these themes closer to the reality in which the student is insert. Due to this, and other reasons, teaching trigonometry through games is a way of breaking the myth elementary school students bring that mathematics in high school is a “terror”, besides learning corresponding to objectives that were proposed to the content, the class becomes more pleasurable and ignites enthusiasm and an approach between students and teachers. According to Klein and Costa (2011) “Studying Trigonometry at schools is a hard theme for most of the students.” Even being present in students’ day by day and also being extremely important to other contents to be understood. Thus, the teacher is in charge of generating conditions so that the student learns in an attitude of relationship and interaction with the teacher as well as his classmates. With games in the classroom the student becomes the main character of this learning processpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleJogos como uma ferramenta no ensino da trigonometriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTrabalhar matemática no ensino médio é uma atividade que requer do professor uma prática criativa e inovadora, para que ele possa garantir uma aprendizagem satisfatória, através do raciocínio lógico e compreensão dos temas abordados no dia-a-dia da sala de aula, aproximando esses temas da realidade na qual o aluno está inserido. Por essa e outras razões, ensinar Trigonometria através de jogos é uma forma de desmistificar o medo que a grande maioria dos alunos traz do ensino fundamental de que a matemática do ensino médio é um “terror”, além de a aprendizagem corresponder aos objetivos proposto para o conteúdo, a aula torna-se mais prazerosa e desperta maior entusiasmo e aproximação entre aluno x aluno e professor. De acordo com Klein e Costa (2011), “o estudo da trigonometria nas escolas é um tema espinhoso para a maioria dos alunos”, mesmo que esse tema esteja presente no cotidiano do aluno e seja de grande importância para a compreensão de outros conteúdos. Dessa forma, cabe ao professor criar condições para que o aluno aprenda numa atitude de relacionamento e interação com o professor, com seus colegas de turma. Com jogos em sala de aula o aluno torna-se protagonista dessa aprendizagem.pt_BR
dc.title.enGames as a tool in teaching trigonometrypt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_vebezerra.pdf4,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.