Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6011
Type: | Dissertação |
Title: | Números inteiros, congruências e somas de quadrados |
Title in English: | Integers, congruences and sums of squares |
Authors: | Lima Júnior, Gustavo Oliveira |
Advisor: | Rogério, José Robério |
Keywords: | Números inteiros;Axiomas;Matemática - Ensino médio |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | LIMA JÚNIOR, Gustavo Oliveira. Números inteiros, congruências e somas de quadrados. 2013. 61 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho propõe uma forma de apresentação aos alunos do ensino básico alguns conceitos associados ao conjunto dos números inteiros tais como, divisibilidade, MDC,MMC, congruências e somas de quadrados de uma maneira mais pragmática e menos abstrata. Apresentando-os através de formas visuais ou de problemas contextualizados com nossa realidade física mais imediata, favorecendo o melhor entendimento dos axiomas, operações e propriedades por aqueles alunos como também novos métodos de conduta para os professores a fim de que suas tarefas nos processos ensino-aprendizagem se tornem mais fáceis. |
Abstract: | This paper proposes a way of presenting to primary pupils some concepts associated with the set of integers such as divisibility, GCD, LCM, congruences and sums of squa-res in a more pragmatic and less abstract way. Presenting them through visual forms or contextualized problems with our physical reality more immediate, favoring a better understanding of the axioms, operations and properties for those students as well as new methods of conduct for teachers so that their work processes teaching become easier. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6011 |
Appears in Collections: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_dis_goljunior.pdf | 911,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.