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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60104
Tipo: | Dissertação |
Título: | Mulheres negras e resistência: uma análise antropológica de narrativas sobre o acesso à educação superior em Redenção-CE |
Título em inglês: | Black women and resistance: an anthropological analysis of narratives about access to higher education in Redenção-CE |
Autor(es): | Braga, Ana Paula Fonseca |
Orientador: | Natividade, Marcelo Tavares |
Palavras-chave: | Diferença;Poder;Gênero;Raça;Políticas públicas |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | BRAGA, Ana Paula Fonseca. Mulheres negras e resistência: uma análise antropológica de narrativas sobre o acesso à educação superior em Redenção-CE. Orientador: Marcelo Tavares Natividade. 2021. 169 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC/UNILAB, Universidade Federal do Ceará, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza, Redenção, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa analisa trajetórias femininas de jovens mulheres negras que tiveram acesso ao ensino superior, de modo a discutir suas percepções sobre as intersecções entre relações de gênero e raça. O estudo tem como universo a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), sendo realizado com jovens negras, estudantes em Redenção e ativistas, matriculadas em cursos de graduação da UNILAB. A proposta almeja produzir conhecimento antropológico sobre a construção social dos femininos locais e suas lutas pelo direito de aparecer e existir, oportunizando lugares de fala e a construção de relações de gênero mais igualitárias. A hipótese sustentada é que a política de acesso à educação superior é um marcador nessas trajetórias, oportunizando reflexões pessoais sobre formas de exclusão, opressão, preconceito e discriminações vividas. A pesquisa envolve observação-participante e coleta de entrevistas semiestruturadas que exploram as dimensões da história familiar, relações de gênero, religião, relações raciais, ativismo, acesso à educação, etc. Dessa forma, fazer etnografia neste contexto significa provocar um desenraizamento, onde se pretende desvendar através do diálogo, lugares de fala. |
Abstract: | This research analyses female trajectories of young black women who had access to higher education, to discuss their perceptions about the intersections between gender and race relations. The study was carried out at Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), conducted with young black women, students in Redenção and activists, enrolled in undergraduate courses at UNILAB. The proposal aims to produce anthropological knowledge about the social construction of the places female and their struggles for the right to appear and exist, providing opportunities for places of speech and the construction of more egalitarian gender relations. The supported hypothesis is that the policy of access to higher education is a marker in these trajectories, providing opportunities for personal reflections on forms of exclusion, oppression, prejudice and discrimination experienced. The research involves participant observation and the collection of semistructured interviews that explore the dimensions of family history, gender relations, religion, race relations, activism, access to education, etc. In this way, doing ethnography in this context means to provoke an uprooting, where we intend to unveil through dialogue, places of speech. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60104 |
Aparece nas coleções: | PAPGA - Dissertações defendidas na UFC |
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