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Tipo: Dissertação
Título: Proposta de melhorias nos sistemas estratégicos de avaliação da internacionalização na Universidade Federal do Ceará a partir da abordagem analítica do balanced scorecard
Autor(es): Castro, Davi Thomaz de
Orientador: Soares, Maria Elias
Palavras-chave: Internacionalização do Ensino Superior;Estratégias de Internacionalização;Sistemas de Controle;Avaliação;Balanced Scorecard
Data do documento: 2021
Citação: CASTRO, Davi Thomaz de. Proposta de melhorias nos sistemas estratégicos de avaliação da internacionalização na Universidade Federal do Ceará a partir da abordagem analítica do balanced scorecard. Orientadora: Maria Elias Soares. 2021. 199 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O fluxo maior de pessoas e informações promovidos pela globalização gerou aproximação entre os povos e interdependência nas relações governamentais, sociais e institucionais. Nessa conjuntura, a i internacionalização surge como meio pelo qual governos e instituições adequam suas estratégias aos efeitos da globalização. Na educação superior, estudos sobre internacionalização se mostram imprescindíveis, pois permitem contribuições significativas sobre as estratégias realizadas e o estágio gerencial das organizações. A partir da premissa de que uma organização eficaz possui processos de planejamento, operação e controle claros e efetivos, as pesquisas acerca das gestões institucionais sobre a internacionalização se revelam essenciais. Ao considerar os estudos de casos de Teixeira (2018) e Nunes (2018) que revelaram lacunas administrativas na Universidade Federal do Ceará (UFC) e o levantamento realizado pela CAPES (2017), no qual parcela considerável das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras demandam maiores esforços na gestão, este estudo propôs melhorias nos sistemas estratégicos de avaliação da internacionalização na UFC, a partir da abordagem analítica do balanced scorecard, de Kaplan e Norton (1992) com uso do roteiro de Rocha (2016), o qual reconhece a necessidade de sistemas de avaliações em internacionalização pelas IES brasileiras e fundamenta proposta baseada nas perspectivas de Stakeholders, mobilidade acadêmica, inovação curricular, desenvolvimento de pessoas, recursos materiais, financeiros e estruturais e perspectiva de mudança organizacional. Portanto, realizou-se uma análise de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e do tipo descritiva, a fim de identificar as diretrizes institucionais e as percepções de gestores acerca da temática, bem como realizar proposta de indicadores que possibilitem melhorias nos sistemas de mensuração de desempenho em internacionalização pela UFC. Os resultados apontam que a UFC trata a internacionalização como prioridade, porém necessita de maior controle em seus processos de avaliação. Além disso, a dimensão “Idiomas” é acrescentada como uma perspectiva adicional à proposta de sistema de avaliação sugerida neste trabalho por ser considerada indispensável ao sucesso da internacionalização na UFC.
Abstract: The greater flow of people and information due to globalization has approximated people and increased interdependence in governmental, social, and institutional relations. In this context, internationalization emerges as the way through which governments and institutions adjust strategies to the effects of globalization. In college education, studies on internationalization are essential, as they allow significant contributions to the strategies used and to the management stage of the organizations. Based on the assumption that an effective organization has clear and effective planning, operation and control processes, research on institutional management of internationalization is essential. Considering the case studies of Teixeira (2018) and Nunes (2018) that revealed administrative gaps in the Federal University of Ceará (UFC) and the survey conducted by CAPES (2017), in which a considerable portion of Brazilian Higher Education Institutions (HEIs) demand greater efforts in management, this study proposed improvements in the strategic systems of assessing internationalization at the UFC, from the analytical approach of the balanced scorecard, by Kaplan and Norton (1992), using Rocha’s (2016) roadmap, which recognizes the necessity of evaluative systems of internationalization by Brazilian HEIs and supports the proposal based on the perspectives of Stakeholders, academic mobility, curricular innovation, people development, material, financial and structural resources and organizational change perspective. With this in mind, a qualitative analysis approach was used, of applied nature and descriptive type, in order to identify the institutional guidelines and the perceptions of managers about the theme, as well as to propose performance indicators that enable improvements in the systems of performance measurement in internationalization by the UFC. The findings indicate that the UFC treats internationalization as a priority, but it needs higher control of its evaluation processes. Moreover, the "language" dimension is included as an additional perspective to the evaluation system proposed in this study because it is considered indispensable to the success of internationalization in the UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60026
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