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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunes, Jefferson Veras-
dc.contributor.authorSilva, Gildênia Pereira da-
dc.date.accessioned2021-08-18T16:23:50Z-
dc.date.available2021-08-18T16:23:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Gildênia Pereira da. Interações interpessoais na biblioteca escolar: o papel da biblioteca na no convívio social entre alunos. Orientador: Jefferson Veras Nunes. 2021. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60014-
dc.description.abstractIt analyzes how the school library can directly influence the sociability and citizen and social education of students at the school in which it is inserted through the interpersonal interactions that take place in its environment. It is understood that with a dynamic library, school performance flows better and, therefore, so do the interpersonal relationships of the students who attend it. Thus, the guiding questions are: what measures should the library take to exercise its role of forming citizenship in a school? How to contribute to a pleasant socio-emotional interaction among students? The relationship between the main objectives of a school library, that is, developing and maintaining the habit of reading, supporting students in learning practices, organizing and promoting activities that encourage cultural and social awareness, among others, should contribute to interaction and integration of all students providing a pleasant emotional climate. The study was based on Lev Vygotsky’s theory called Social Interaction, in order to understand how the School Library can contribute to a satisfactory collegial experience for the learners. A bibliographic survey was carried out on the School Library’s history about the importance of implementing laws for its full purpose, and also about the contribution of social librarianship. The embraced analysis techniques were the qualitative approach and the action research method. One query was made with former students of the Professor Antônio Valmir da Silva state and professional school who participated in the project called “Vivências na Biblioteca” assembled by the school library. The results indicate that, with a dynamic library, the school performance improves a lot more and consequently, the interpersonal relationship’s skills of the students who attend it, as well. Finally, it is considered that the performance of activities, through the School Library, should promote and encourage interaction among learners, stimulate students’ protagonism, responsibility and empathy’s notions resulting in the improvement of the sense of ownership over the school library’s space, also should promote creativity and improvement over classroom performance, as well as student’s social skills.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectSociointeracionismopt_BR
dc.subjectInteração social na bibliotecapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas da Biblioteca Escolarpt_BR
dc.titleInterações interpessoais na biblioteca escolar: o papel da biblioteca na no convívio social entre alunospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAnalisa como a biblioteca escolar pode influenciar diretamente na sociabilidade e na formação cidadã e social dos alunos da escola na qual está inserida por meio das interações interpessoais que acontecem em seu ambiente. Entende-se que com uma biblioteca dinâmica, o desempenho escolar flui melhor e, por conseguinte, as relações interpessoais dos alunos que a frequentam também. Assim têm-se como questões norteadoras: que medidas a biblioteca deve tomar para exercer seu papel de formadora de cidadania em uma escola? Como contribuir para que um convívio sócio emocional seja agradável entre os estudantes? A relação entre os principais objetivos de uma biblioteca escolar, isto é, desenvolver e manter o hábito da leitura, apoiar os estudantes nas práticas de aprendizagem, organizar e promover atividades que incentivem a consciência cultural e social, dentre outros, deve contribuir para a interação e integração de todos os alunos proporcionando um clima emocional agradável. A pesquisa foi baseada na teoria do Sociointeracionismo de Lev Vygotsky para compreender como a Biblioteca Escolar pode contribuir para que os educandos tenham uma experiência colegial satisfatória. Foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do histórico da Biblioteca Escolar, a importância da implementação de Leis para o seu funcionamento pleno e sobre a contribuição da Biblioteconomia Social. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo com abordagem qualitativa e o método da pesquisa-ação. Foi feito um questionário com ex-alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Antônio Valmir da Silva que participaram do projeto “Vivências na Biblioteca” idealizado pela Biblioteca da escola. Os resultados indicam que com uma biblioteca dinâmica o desempenho escolar flui melhor e, consequentemente, as relações interpessoais dos alunos que a frequentam também. Conclui-se que a realização de atividades, através da Biblioteca Escolar, que promovam e incentivem a interação, o protagonismo estudantil, noções de responsabilidade e empatia resultam na aprimoração do senso de apropriação do espaço da biblioteca, da criatividade e aperfeiçoa o desempenho em sala de aula bem como as habilidades sociais dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

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