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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59987
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Nogueira, Márcia Teixeira | - |
dc.contributor.author | Marques, Raimunda Iraneide Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T21:56:38Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16T21:56:38Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Raimunda Iraneide Teixeira. Proposta de ensino da modalização epistêmica na interpretação e produção de textos argumentativos. Orientadora: Márcia Teixeira Nogueira. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59987 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Funcionalismo | pt_BR |
dc.subject | Modalização epistêmica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de gramática | pt_BR |
dc.subject | Habilidades linguístico-discursivas | pt_BR |
dc.title | Proposta de ensino da modalização epistêmica na interpretação e produção de textos argumentativos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem caráter propositivo e fundamenta-se no Funcionalismo linguístico para a elaboração de uma proposta de ensino dos modalizadores epistêmicos em uso em textos argumentativos, visando a contribuir para o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas nos alunos do 9º ano, na produção e interpretação desses tipos de textos. A relevância da abordagem pedagógica desses recursos linguísticos assenta-se em três justificativas básicas. A primeira está pautada no fato de, no contexto atual, os cidadãos se posicionarem sobre os mais diversos assuntos sem, muitas vezes, preocuparem-se com o como dizem o que dizem. Isso requer habilidades que precisam ser ensinadas, e os modalizadores epistêmicos, por sua natureza essencialmente interpessoal, ao se adequarem aos contextos discursivos das interações verbais, constituem importantes aliados. A segunda, diz respeito ao fato de ser a modalização dos enunciados um processo bastante sensível à natureza das práticas discursivas, manifestando-se de modo diferente em diferentes gêneros discursivos. E, por fim, uma última justificativa para a elaboração dessa proposta é o fato de as gramáticas escolares e os livros didáticos praticamente não abordarem o tema dos modalizadores. Cabe ressaltar, entretanto, que a modalização dos enunciados ganhou maior visibilidade nas orientações oficiais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – anos finais. A proposta de atividades toma por base três aspectos: i) quanto ao tipo de atividade – linguística, epilinguística e metalinguística (FRANCHI, 2006; GERALDI, 2002, 2012); ii) quanto ao tipo de ensino – prescritivo, descritivo e produtivo (HALLIDAY, McINTOSH e STREVENS, 1974); e iii) quanto aos eixos do ensino de gramática – gramática e reflexão, gramática e produção/interpretação de sentidos e gramática e variação (VIEIRA, 2018). A pesquisa, de cunho teórico-propositiva, sustenta-se em referencial teórico constante em Neves (2008, 2011, 2018, 2018b), Hengeveld (2004), Hengeveld e Mackenzie (2008), Nogueira (2004, 2006, 2007, 2007b, 2011, 2014), Castilho (2019), Koch (2011), entre outros. Espera-se, com as atividades propostas no Caderno Pedagógico (APÊNDICE), contribuir para o desenvolvimento de habilidades linguístico- discursivas que permitam ao aluno perceber as implicações da modalização epistêmica para a escrita e a produção de sentidos, ampliando, ainda, o seu repertório linguístico. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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