Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59986
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira Júnior, José Leite de | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Tarcia Teixeira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T21:50:30Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16T21:50:30Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Tarcia Teixeira de. O uso do conto fantástico como estratégia de letramento literário. Orientador: José Leite de Oliveira Junior. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59986 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Conto fantástico | pt_BR |
dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | O uso do conto fantástico como estratégia de letramento literário | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica com enfoque principal no letramento literário a partir dos contos fantásticos para alunos dos anos finais do ensino fundamental. O estudo propõe incentivar a leitura do gênero fantástico e sua inserção no universo escolar, (re)conhecendo as práticas pedagógicas que circulam e colaboram na formação de leitores e do letramento literário. Com esse objetivo, elaboramos procedimentos didáticos baseados nos modelos de círculos de leitura propostos por Rildon Cosson e nas estratégias de leitura recomendadas por Isabel Solé, e atividades organizadas de acordo com as metodologias ativas - sala de aula invertida, curadoria de conteúdo, aprendizagem baseada em projetos, storytelling e gamificação - para produção do módulo didático. Segundo relatório do PISA 2015, ler é uma das dificuldades mais incidentes nos alunos de diferentes níveis da educação básica, por não aplicarem estratégias adequadas para essa atividade. Percebendo essas dificuldades que afligem os professores e alunos, este trabalho parte da seguinte pergunta: os projetos de leitura de contos fantásticos e planejamentos de aulas que envolvam a literatura fantástica nas séries finais do ensino fundamental promovem o letramento literário? Assim, foi elaborada uma proposta pedagógica coesa para a realidade de alunos da escola pública, partindo de uma diversificada gama de gêneros textuais da narrativa fantástica, perpassando estratégias de leitura que têm como foco principal o desenvolvimento cognitivo, crítico e afetivo dos alunos envolvidos. Ao final da pesquisa, desenvolveu-se um produto educacional (um módulo didático com oficinas de leitura e projetos pedagógicos) que servirá como incentivo para que a leitura seja prática constante e prazerosa nas aulas de literatura e também, na vida do indivíduo para uma formação cidadã, crítica e reflexiva, e também, como suporte pedagógico para os professores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_ttvasconcelos.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.