Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira Júnior, José Leite de-
dc.contributor.authorVasconcelos, Tarcia Teixeira de-
dc.date.accessioned2021-08-16T21:50:30Z-
dc.date.available2021-08-16T21:50:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Tarcia Teixeira de. O uso do conto fantástico como estratégia de letramento literário. Orientador: José Leite de Oliveira Junior. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59986-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectConto fantásticopt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleO uso do conto fantástico como estratégia de letramento literáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica com enfoque principal no letramento literário a partir dos contos fantásticos para alunos dos anos finais do ensino fundamental. O estudo propõe incentivar a leitura do gênero fantástico e sua inserção no universo escolar, (re)conhecendo as práticas pedagógicas que circulam e colaboram na formação de leitores e do letramento literário. Com esse objetivo, elaboramos procedimentos didáticos baseados nos modelos de círculos de leitura propostos por Rildon Cosson e nas estratégias de leitura recomendadas por Isabel Solé, e atividades organizadas de acordo com as metodologias ativas - sala de aula invertida, curadoria de conteúdo, aprendizagem baseada em projetos, storytelling e gamificação - para produção do módulo didático. Segundo relatório do PISA 2015, ler é uma das dificuldades mais incidentes nos alunos de diferentes níveis da educação básica, por não aplicarem estratégias adequadas para essa atividade. Percebendo essas dificuldades que afligem os professores e alunos, este trabalho parte da seguinte pergunta: os projetos de leitura de contos fantásticos e planejamentos de aulas que envolvam a literatura fantástica nas séries finais do ensino fundamental promovem o letramento literário? Assim, foi elaborada uma proposta pedagógica coesa para a realidade de alunos da escola pública, partindo de uma diversificada gama de gêneros textuais da narrativa fantástica, perpassando estratégias de leitura que têm como foco principal o desenvolvimento cognitivo, crítico e afetivo dos alunos envolvidos. Ao final da pesquisa, desenvolveu-se um produto educacional (um módulo didático com oficinas de leitura e projetos pedagógicos) que servirá como incentivo para que a leitura seja prática constante e prazerosa nas aulas de literatura e também, na vida do indivíduo para uma formação cidadã, crítica e reflexiva, e também, como suporte pedagógico para os professores.pt_BR
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_ttvasconcelos.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.