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Tipo: Tese
Título: Uma compreensão psicanalítica da relação entre a mãe e o bebê em situação de pobreza e vulnerabilidade social: um estudo a partir dos indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil
Autor(es): Neves, Beatriz Sernache de Castro
Orientador: Leite, Álvaro Jorge Madeiro
Coorientador: Martins, Karla Patrícia Holanda
Palavras-chave: Saúde Materno-Infantil;Psicanálise;Vulnerabilidade Social;Saúde Coletiva
Data do documento: 28-Mai-2021
Citação: NEVES, B. S. C. Uma compreensão psicanalítica da relação entre a mãe e o bebê em situação de pobreza e vulnerabilidade social: um estudo a partir dos indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil. 2021. 189 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O Instituto da Primeira Infância – IPREDE é uma instituição situada na cidade de Fortaleza/CE que tem como principal público-alvo crianças e famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Em 2012, a instituição, visando a ampliar a assistência a essas famílias, implementou um setor de detecção e intervenção precoce psicanalítico. Para a detecção precoce, foi escolhido o instrumento Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil – IRDI. Tal instrumento, baseado na experiência teórica e clínica de anos de clínica psicanalítica com bebês, visou a aproximar o diálogo entre a Psicanálise e a Saúde Coletiva, criando indicadores que facilitassem a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento infantil. Nesse sentido, este ensaio tem como objetivo compreender, desde a perspectiva psicanalítica, os aspectos subjetivos entrelaçados nas relações entre a mãe e o bebê, em contextos sociais e culturais marcados pela pobreza e vulnerabilidade social, correlacionando-os aos indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, perpassada pela Psicanálise, baseada na experiência clínica da pesquisadora principal, que acompanhou a instalação e efetivação do setor de detecção e intervenção precoce no IPREDE. Por intermédio de vinhetas clínicas de aplicações do IRDI, foram observados os atravessadores e obstáculos envolvidos nas relações de cuidado de mães e bebês que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Apontou-se para um olhar qualitativo do instrumento, mostrando a importância do atravessamento clínico em atendimentos de crianças que vivenciam esse contexto, de modo a não patologizar situações de pobreza. Assinalou-se, também, a importância de essa avaliação ser vista em seu caráter mais amplo, envolvendo a necessidade de apoio social no acompanhamento do desenvolvimento infantil. Vislumbrou-se, então, o entendimento de uma clínica marcada pela escuta e pelo olhar sensível, como por via do resgate clínico do instrumento IRDI, com o potencial de reconhecer e testemunhar experiências, criando espaços de elaboração e, também, ampliando a rede de apoio às famílias que vivenciam situações de pobreza.
Abstract: Instituto da Primeira Infância – IPREDE is an institution located in the city of Fortaleza/CE whose main target audience is children and families in situations of poverty and social vulnerability. In 2012, the institution implemented an early psychoanalytical detection and intervention sector, aiming to expand assistance to these families. For the early detection, the instrument Clinical Risk Indicators for Child Development – IRDI was chosen. This instrument, based on the theoretical and clinical experience of years of psychoanalytic practice with babies, aimed to bring the dialogue between Psychoanalysis and Public Health closer, creating indicators that would facilitate the detection of risk signs for child development. In this sense, this article aims to understand the subjective aspects intertwined in the relations between the mother and the baby in social and cultural contexts of poverty and social vulnerability, correlating them with clinical risk indicators for child development. Such reflection made from the psychoanalytic perspective. For this, a qualitative research was carried out, in dialogue with Psychoanalysis, based on the clinical experience of the main researcher, who accompanied the installation and implementation of the early detection and intervention sector at IPREDE. Through clinical vignettes of IRDI applications, the challenges and obstacles involved in the care relationships of mothers and babies who are in a situation of social vulnerability were observed. A qualitative view of the instrument was pointed out, showing the importance of clinical action in the care of children who experience this context, so as not to pathologize situations of poverty. It was also pointed out the importance of this assessment being seen in its broadest character, involving the need for social support in the monitoring of child development. It was pointed out, then, the understanding of a clinic marked by listening and sensitive eyes, as through the clinical rescue of the IRDI instrument, with the potential to recognize and witness experiences, creating spaces for elaboration and, also, expanding the network of support for families experiencing poverty.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59975
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