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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59955
Tipo: | TCC |
Título: | Geração procedural de modelos arquiteturais com geometria arredondada utilizando Selection Expressions (SELEX) |
Autor(es): | Brito, Daniel Henrique de |
Orientador: | Vila Nova, Arnaldo Barreto |
Coorientador: | Ribeiro, Ítalo Mendes da S. |
Palavras-chave: | Ambientes virtuais;Modelagem procedural;Modelagem arquitetural;Gramáticas;Selection Expressions;Deformação |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | BRITO, Daniel Henrique de. Geração procedural de modelos arquiteturais com geometria arredondada utilizando Selection Xxpressions (SELEX). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2021. |
Resumo: | Modelar ambientes virtuais é uma tarefa árdua, podendo requerer grande tempo e esforço da parte dos artistas, se estes optarem por gerar cada objeto manualmente. Baseado nisto, a modelagem procedural surgiu com a proposta de trazer alguns benefícios no que se refere à geração das diversas camadas de ambientes virtuais, como vegetação, terrenos, estradas, rios, edifícios e cidades, por exemplo. Tais modelos, por sua vez, podem ser aplicados em diversos cenários, como planejamento urbano, jogos, filmes, simulações, entre outros. Contudo, também surgiram alguns desafios, como a falta de intuitividade na utilização de alguns frameworks existentes, a semântica em relação à disposição dos elementos nos modelos, o grau de realismo com que eles são apresentados, e a geração de formas mais complexas, como estruturas arredondadas. Diversas pesquisas tentam mitigar tais dificuldades, assim, seguindo esta premissa, o presente trabalho descreve uma abordagem pioneira para a resolução do problema da geração de modelos arquiteturais com geometria arredondada utilizando Selection Expressions (SELEX), por meio da aplicação de técnicas de deformação, permitindo o arredondamento de estruturas no sentido externo e interno. |
Abstract: | Modeling virtual environments is an arduous task, and might require great time and effort on the part of the artists if they choose to generate each object manually. Based on this, the procedural modeling came up with the proposal to bring some benefits with regard to the generation of the various layers of virtual environments, such as vegetation, land, roads, rivers, buildings, and cities, for example. Such models, in turn, can be applied in various scenarios, such as urban planning, games, movies, simulations, among others. However, some challenges also emerged, such as the lack of intuitiveness in the use of some existing frameworks, the semantics in relation to the layout of elements in the models, the degree of realism with which they are displayed, and the generation of more complex forms, such as rounded structures. Several researches try to mitigate these challenges, thereby following this premise, the present work describes a pioneering approach to solve the problem of generating architectural models with rounded geometry using SELEX, through the application of deformation techniques, allowing the rounding of structures in the external and internal directions. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59955 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CRATEÚS - Monografias |
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