Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDiogenes, Mariana da Silva-
dc.contributor.authorMartins, Mariana Cavalcante-
dc.contributor.authorGomes, Clarissa Costa-
dc.contributor.authorLima, Daiana Rodrigues Cruz-
dc.contributor.authorMenezes, Amanda Rebouças Bezerra de-
dc.contributor.authorGubert, Fabiane do Amaral-
dc.date.accessioned2021-08-03T20:48:25Z-
dc.date.available2021-08-03T20:48:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationDIOGENES, Mariana da Silva; MARTINS, Mariana Cavalcante; GOMES, Clarissa Costa; LIMA, Daiana Rodrigues Cruz; MENEZES, Amanda Rebouças Bezerra de; GUBERT, Fabiane do Amaral. Desenvolvimento de grupo educativo em um curso de gestantes: enfoque no trabalho de parto. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59834-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGravidez - Cuidados médicospt_BR
dc.subjectGestantes - Saúde e higienept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleDesenvolvimento de grupo educativo em um curso de gestantes: enfoque no trabalho de partopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: O nascimento do filho é um dos principais acontecimentos na vida da mulher, pois a torna verdadeiramente mãe¹. Por ansiedade e inexperiência, muitas gestantes precipitam sua ida à maternidade e não são acolhidas por se encontrarem na fase de pródromos, gerando um momento de desgaste, desconforto e insegurança para o binômio. Como forma de suporte a essas mães, o Projeto de Puericultura, realizado pelo departamento de Enfermagem da UFC, desenvolveu um curso para gestantes no centro de desenvolvimento familiar (CEDEFAM), visando acolhê-las e orientá-las adequadamente sobre todo o período gravídico-puerperal. Objetivo: Descrever a atividade educativa sobre trabalho de parto realizada com gestantes e acompanhantes no curso durante o segundo semestre de 2015. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência. Para a realização da atividade foi utilizado pelos facilitadores o recurso de musicoterapia seguido da formação de uma roda de conversa, a qual proporcionou a explanação da temática e demonstrações práticas com recursos utilizados no período de trabalho de parto e parto. Para o encerramento da estratégia educativa, foi aberto um momento para esclarecimento de dúvidas e avaliação dos efeitos da roda de conversa. Resultados: A atividade proporcionou ao público alvo um momento diferenciado e lúdico para a obtenção de novos conhecimentos e exposição de dúvidas, o que viabilizou uma melhor compreensão e segurança para as gestantes discernirem o momento ideal de buscarem uma maternidade, tornando esse momento mais leve e proveitoso para ela e seu filho. Conclusão: Conclui-se que o curso é de suma importância para a as gestantes, as quais compartilham anseios, esclarecem dúvidas e adquirirem experiências que proporcionarão uma gestação mais consciente e tranquila. Além disso, o envolvimento do acadêmico com a população e suas necessidades ainda na graduação o torna ainda mais qualificado e capacitado para o exercício da profissão.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_msdiogenes.pdf72,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.