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dc.contributor.advisorSilva, Andréa Soares Rocha da-
dc.contributor.authorLima, Silvana Maria Araújo-
dc.date.accessioned2021-08-02T18:23:43Z-
dc.date.available2021-08-02T18:23:43Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLIMA, Silvana Maria Araújo. Avaliação do uso do Repositório Institucional da UNILAB pelos discentes de graduação. Orientadora: Andréa Soares Rocha da Silva. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59817-
dc.description.abstractWith the intensive use of technologies, in particular, digital information and communication technologies (TDIC's), Information Science is an interdisciplinary area that encompasses several sciences, including Library Science, which since its existence promotes the collection, organization , dissemination and use of information. The university library is immersed in this context of great informational volume and needs to use efficiently new technologies such as, for example, the DSpace for the creation and implementation of the Institutional Repository, an online database that brings together, in an organized manner, the scientific production of a academic and scientific institution. Digital repositories are databases developed to gather, organize and make the scientific production of researchers more accessible and provide the maximization of access to scientific information, aiming to contribute to the production of knowledge. This research aims to "analyze the usability of the Institutional Repository of UNILAB, from the perspective of undergraduate students of the institution". The specific objectives are: “to analyze - in the light of the theory studied about the structure and functioning of the repositories - its possibilities of interface with users; “Analyze the Institutional Repository of UNILAB, with a view to assessing the degree of knowledge of it by the students / users of the university; analyze - based on the theory of searching and retrieving information in repositories - how users evaluate the repository; assess the librarian's mediation with students in the use of the repository during the workshop; analyze the intervention during the workshop, with a view to assessing the students' prior knowledge of the repository. Of a qualitative nature, a pre-test and a questionnaire were applied to answer part of UNILAB's objectives and quantitative data (Repository statistics), to meet criteria of this nature. The scientific method of this exploratory study used was Functionalism, supported by an intervention to undergraduate students, through a workshop, where it was possible to perceive the usability of the Institutional Repository and its forms of use.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRepositório Institucionalpt_BR
dc.subjectUsabilidade do repositóriopt_BR
dc.subjectAcesso à informaçãopt_BR
dc.titleAvaliação do uso do Repositório Institucional da UNILAB pelos discentes de graduaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorFeitosa, Luiz Tadeu-
dc.description.abstract-ptbrCom o uso intensivo das tecnologias, em especial, as tecnologias digitais de informação e de comunicação (TDIC’s), a Ciência da Informação é uma área interdisciplinar onde abrange diversas ciências, dentre elas a Biblioteconomia, que desde a sua existência promove a coleta, organização, disseminação e uso da informação. A biblioteca universitária está imersa nesse contexto de grande volume informacional e necessita utilizar eficientemente as novas tecnologias como, por exemplo, o DSpace para a criação e implantação do Repositório Institucional, base de dados online que reúne, de maneira organizada, a produção científica de uma instituição acadêmica e científica. Os repositórios digitais são bases de dados desenvolvidas para reunir, organizar e tornar mais acessível a produção científica dos pesquisadores e proporcionam a maximização do acesso à informação científica, objetivando contribuição para a produção de conhecimento. Esta pesquisa objetiva “analisar a usabilidade do Repositório Institucional da UNILAB, na perspectiva dos discentes de graduação da instituição”. Os objetivos específicos são: “analisar – à luz da teoria estudada sobre a estrutura e funcionamento dos repositórios – as suas possibilidades de interface com os usuários; “analisar o Repositório Institucional da UNILAB, com vistas a aferir o grau de conhecimento dele pelos alunos/usuários da universidade; analisar – com base na teoria sobre busca e recuperação da informação em repositórios – como os usuários avaliam o repositório; aferir a mediação do bibliotecário com os alunos no uso do repositório durante a oficina; analisar a intervenção durante a oficina, com vistas a aferir o conhecimento prévio dos alunos sobre o repositório. De natureza qualitativa, aplicou-se pré-teste e questionário para responder parte dos objetivos e de dados quantitativos (estatística do Repositório) da UNILAB, para atender a critérios desta natureza. O método científico deste estudo exploratório utilizado foi o Funcionalismo, apoiou-se em uma intervenção aos discentes de graduação, por meio de uma oficina, onde foi possível perceber a usabilidade do Repositório Institucional e suas formas de uso.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCI - Dissertações defendidas na UFC

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