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Tipo: Artigo de Evento
Título: Aplicação da programação linear inteira para alocação de trainees em Host e ONGs para otimização do tempo de percurso
Título em inglês: Application of integer linear programming for the assignment of trainees to Hosts and NGOs for optimization of journey time
Autor(es): Lima, Amanda Marques
Santos, Antonio Douglas Araújo dos
Teixeira, Ivna Praciano Fernandes
Lima, José Ytalo Ferreira
Pitombeira Neto, Anselmo Ramalho
Palavras-chave: Programação linear inteira;Problema de alocação de Pessoas
Data do documento: 2019
Citação: LIMA, Amanda Marques; SANTOS, Antonio Douglas Araújo dos; TEIXEIRA, Ivna Praciano Fernandes; LIMA, José Ytalo Ferreira; PITOMBEIRA NETO, Anselmo Ramalho. Aplicação da programação linear inteira para alocação de trainees em Host e ONGs para otimização do tempo de percurso. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXVI., 06 a 08 nov. 2029, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2019. Tema: “Desafios da Engenharia de Produção no contexto da indústria 4.0”
Resumo: Este artigo tem como objetivo a aplicação de um modelo de programação linear inteira para a alocação de trainees a host e a ongs de forma a minimizar o tempo total de deslocamento por meio de transporte coletivo. o modelo desenvolvido leva em conta restrições associadas aos projetos disponíveis nas ongs, a localização espacial destas e as preferências dos trainees. foi realizado um estudo de caso em uma empresa sem fins lucrativos em fortaleza, ce. implementou-se o modelo em uma planilha eletrônica de fácil utilização por tomadores de decisão, cuja solução foi obtida por meio de um solver linear com uso do algoritmo branch and bound. a solução ótima produziu tempo máximo do host à ong de 44 min, atendendo com folga o limite de no máximo 2 horas de duração do trajeto estabelecido pela empresa sem fins lucrativos.
Abstract: This article aims at the application of an integer linear programming model for the allocation of trainees in host and ngos in order to minimize the total time of displacement by means of collective transportation. the developed model takes into account constraints associated with the projects available in ngos, their spatial location and trainee preferences. a case study was conducted at a non-profit company in fortaleza, ce. the model was implemented in a spreadsheet easy to use by decision makers, whose solution was obtained through a linear solver using the branch and bound algorithm. the optimal solution produced a maximum travel time for the ngo of 44 minutes, taking into account the maximum limit of 2 hours of travel time established by the non-profit company.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59784
ISSN: 1809-7189
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