Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantiago, Eduardo Girão-
dc.contributor.authorAguiar, Wagner Nery Moreira-
dc.date.accessioned2013-10-01T13:59:22Z-
dc.date.available2013-10-01T13:59:22Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationAGUIAR, Wagner Nery Moreira. O Ensino à Distância da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGP como estratégia de formação de servidores públicos: uma avaliação de resultados. 2012. 131f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5972-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSchool of governmentpt_BR
dc.subjectDistance education evaluationpt_BR
dc.subjectAdministração pública - estudo e ensino - avaliação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEscola de Gestão Pública do Estado do Cearápt_BR
dc.subjectEnsino à distância - avaliação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectServidores públicos - treinamento - avaliação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleO ensino à distância da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGP como estratégia de formação de servidores públicos: uma avaliação de resultadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm um contexto de redefinição do papel do Estado, avulta a importância da profissionalização da gestão pública. Em abril de 2009, foi criada a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGP, para preencher, segundo seus mentores, uma lacuna na formação do servidor em Gestão Pública. Ao realizar a sua missão de formação do servidor público, a EGP usa a estratégia do Ensino a Distância, por meio do Núcleo de Educação a Distância Governamental - @NEDGOV. Sob tal realidade, avaliar-se-ão os resultados do Ensino a Distância da EGP como estratégia na formação do servidor público do Ceará, verificando a coerência de propósitos no âmbito onde foi criada, como também sua ação prática. No intuito de alcançarmos os nossos objetivos traçamos uma metodologia avaliativa que consistiu em uma ampla pesquisa bibliográfica sobre o tema Educação a Distância, considerando a perspectiva, das categorias maiores, diretamente envolvidas, sejam elas, Educação e Trabalho. Coletamos e sintetizamos, os dados fornecidos pelo Sistema de Capacitação gerido pela EGP, para obtermos os índices gerais de aprovação, reprovação desistência e abandono dos seis cursos, realizados no ano de 2011 na modalidade EAD, exclusivamente pelo @NEDGOV, bem como analisamos as avaliações reativas aplicadas aos alunos concludentes, verificando a resposta imediata no índice de satisfação dos alunos, logo após o fim do curso. Desenvolvemos ainda, uma pesquisa com os alunos egressos destes seis cursos, em busca de identificar se o desempenho profissional do aluno melhorou em função da participação nos referidos cursos. Em nossas considerações finais expomos o grave problema dos elevados índices de evasão nos cursos, relatamos que de acordo com os resultados apresentados na pesquisa, houve uma melhora no desempenho profissional após a participação nos cursos na modalidade à distância, realizados exclusivamente pelo núcleo governamental. Sugerimos algumas estratégias a EGP, para o enfrentamento do problema da evasão, sugerimos ainda, para futuras pesquisas um trabalho capaz de medir o impacto das ações da EGP para o cidadão, sujeito final das ações de todas as políticas públicas.pt_BR
dc.title.enThe distance learning School of Public Management from the State of Ceará - EGP as a training strategy for civil servants: an evaluation resultspt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012-DIS-WNMAGUIAR.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.