Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59602
Tipo: Resumo
Título: A relevância do projeto de extensão “Tejucactos” para o desenvolvimento socioeconômico das famílias participantes da cidade de Tejuçuoca
Autor(es): Vieira, Mariana Gomes
Takane, Roberto Jun
Palavras-chave: Populações vulneráveis - Formação profissional;Populações vulneráveis - Inclusão social;Plantio (Cultivo de plantas)
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: VIEIRA, Mariana Gomes; TAKANE, Roberto Jun. A relevância do projeto de extensão “Tejucactos” para o desenvolvimento socioeconômico das famílias participantes da cidade de Tejuçuoca. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Em junho de 2010, o grupo CEFLOR em parceria com a prefeitura da cidade de Tejuçuoca, lançou um projeto de extensão chamado “Tejucactos”, onde ocorre o cultivo de diversas espécies de cactos e suculentas ornamentais, na qual a produção é direcionada estritamente a um grupo de famílias que fazem parte de uma associação do semiárido cearense. O projeto nasceu da iniciativa do prefeito de Tejuçuoca no ano de 2010 visando criar propostas que tanto aproximassem a UFC do interior cearense como ajudassem a elucidar algumas dificuldades vividas nesse local. Neste projeto, tanto a difusão acerca da importância da criação e manejo de plantas ornamentais foi implementado, quanto o aumento das chances que um grupo de famílias tem de receber uma renda extra. Atualmente, são contempladas 7 famílias que fazem parte da Associação de Produtores e Criadores de Caprinos Riacho da Serra. Estas famílias receberam o devido treinamento para se trabalhar com algumas espécies de plantas ornamentais, entre elas cactáceas como o xique-xique (Pilosocereus gounellei), mandacaru (Cereus jamacaru), coroa de frade (Melocactus zehntneri), e algumas suculentas, sendo a maioria do gênero Kalanchoe. De acordo com o professor responsável pelo projeto, Roberto Jun Takane, há pretensão de expandir a iniciativa para outras localidades como Quixeramobim e Paraipaba, o que seria bastante rentável já que o projeto não exige uma quantidade de recursos hídricos muito alta. Apesar de ser um programa muito produtivo, o projeto “Tejucactos” ainda enfrenta muitas dificuldades como a questão hídrica, a dificuldade de inclusão em feiras de maior porte e a falta de compromisso de alguns políticos envolvidos que não cumpriram com a sua função. Contudo, as dificuldades apresentadas servem como aprendizado, fortalecendo o projeto para conseguir manter a assistência necessária para as famílias participantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59602
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mgvieira.pdf71,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.