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Tipo: TCC
Título: Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará
Autor(es): Juanes, Camila de Carvalho
Orientador: Dornelas, Conceição Aparecida
Palavras-chave: Educação;Satisfação;Professores
Data do documento: 2016
Citação: JUANES, Camila de Carvalho. Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará. 2016. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Satisfação e motivação são elementos importantes para a produtividade no trabalho. Na educação a satisfação e motivação profissional dos docentes influencia na qualidade da educação das escolas. O objetivo deste trabalho é investigar a satisfação profissional dos professores das escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará e analisar os fatores que podem influenciar na satisfação profissional desses professores. Os resultados mostram que 13,16% dos professores estão realizados profissionalmente, 50% dos professores estão satisfeitos e 34,21% dos professores estão insatisfeitos. Já a relação da satisfação com os fatores pesquisados mostra que: a porcentagem de professores satisfeito aumenta conforme aumenta a faixa etária e o tempo de docência; a porcentagem de professores satisfeitos do sexo feminino é maior que a do sexo masculino; 61,84% dos professores apresentam pós graduação ou especialização e, desse grupo, a maioria está satisfeito; os professores com os melhores salários estão mais satisfeitos; 52,63% dos professores considera a estrutura e recursos didáticos em que leciona apenas regular, porém, desse grupo a maioria está satisfeito; e do grupo de professores que gostariam de iniciar outra formação em uma área diferente, 70,83% estão insatisfeitos. Apesar das dificuldades da profissão de docente, os professores apresentam um bom índice de satisfação profissional.
Abstract: Satisfaction and motivation are important elements for work productivity. In the field of education, teacher’s satisfaction and motivation affects education quality. The objective of this study is investigate the job satisfaction of public secondary school teachers in Ceará State. Also, investigate the factors that can affects the teacher’s job satisfaction. The results show that 13,16% of teachers are professionally accomplished, 50% are satisfied and 34,21% are dissatisfied. The relation between satisfaction and other factors shows the following: percentage of teacher satisfaction increases as age and teaching experience grow; 61,84% of teachers have post graduation or specialization course and seems to be more satisfied; teachers with higher salary are the most satisfied; 52,63% consider the school structure and available resources just regular, however, remains satisfied with it. At last, considering the group that would start another professional career in a different area, 70,83% are dissatisfied. Despite the difficulties of the teaching profession, the teachers have a good level of job satisfaction.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59568
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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