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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Nas trilhas da educação ambiental: por uma relação renovada com ecossistemas manguezal
Título em inglês: On the trails of environmental education: for a renewed relationship with mangrove ecosystems
Autor(es): Andrade, João Angelo Peixoto de
Matos, Fábio de Oliveira
Palavras-chave: Mangue;Educação Ambiental
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Geosaberes Revista de Estudos Geoeducacionais
Citação: ANDRADE, João Angelo Peixoto de; MATOS, Fábio de Oliveira. Nas trilhas da educação ambiental: por uma relação renovada com ecossistemas manguezal. Geosaberes Revista de Estudos Geoeducacionais, Fortaleza, v. 7, n. 12. p. 91-103, 2016.
Resumo: A problemática ambiental atual resulta de uma sinergia originada na inconformidade das múltiplas interações socioambientais que compõe o ambiente global em função das atividades humanas. Este trabalho transita por saberes diversos vinculados a dimensão ambiental, relacionando-os à importância da conservação dos sistemas naturais na manutenção da boa qualidade ambiental global, abordando os manguezais como exemplo, e o ecossistema manguezal da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará (RC) como estudo de caso. A APA do RC na divisa das cidades de Fortaleza e Caucaia/CE abriga um ecossistema manguezal sob fortes pressões resultantes de atividades humanas. Manguezais respondem por diversos serviços e funções ambientais, fato que, per si, já seria justificativa suficiente para a proteção. Assim, é sugerida a Educação Ambiental (EA) para trilhar as múltiplas dimensões ambientais em suas interações, em reconhecimento à sua finalidade agregadora e mediadora entre saberes diversos no escopo da justiça socioambiental.
Abstract: The environmental problems result from a synergy originated in the inconformity of the multiple socio-environmental interactions compounding the global environment because of human activities. This work transits through varied knowledge linked to the environmental dimension, relating them to the importance of natural systems conservation on maintaining the global environmental quality, boarding mangroves as an example, and the mangrove ecosystem in the Environmental Protection Area (EPA) of the Ceará River Estuary as a case study. The EPA, located on the boundaries of the cities of Fortaleza and Caucaia/CE, houses a mangrove ecosystem under strong pressure resulting from human activities; Mangroves respond for several environmental functions and services; fact, per se, justifiable for environmental protection. So, it is suggested the Environmental Education (EE) in order to trail the multiple environmental dimensions in its interactions; acknowledging its mediator and uniting finality concerning varied knowledge in the scope of socio-environmental justice.
Resumen: Los problemas ambientales actuales resultan de una sinergia proveniente de la no conformidad de las múltiples interacciones socio-ambientales que componen el medio ambiente mundial, como resultado de las actividades humanas. Este trabajo se mueve a través de diversos conocimientos vinculados a la dimensión ambiental, en relación a la importancia de la conservación de los sistemas naturales para mantener una buena calidad del medio ambiente en el mundo, acercándose a los manglares como por poner un ejemplo, y el ecosistema de manglar del Área de Protección Ambiental (APA) del Estuario del Río Ceará (RC) como caso de estudio. La APA de RC en la frontera de las ciudades de Fortaleza y Caucaia/CE alberga un ecosistema de manglar bajo fuerte presión de las actividades humanas. Los manglares representan diversos servicios y funciones ambientales, un hecho que, en sí mismo, sería una justificación suficiente para su protección. Por lo tanto, se sugiere a la educación ambiental (EA) para rastrear las múltiples dimensiones ambientales en sus interacciones, en reconocimiento a su propósito agregador y mediador entre los diversos conocimientos en el ámbito de la justicia social y ambiental.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59565
ISSN: 2178-0463
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