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Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise da margem de contribuição de uma fabricante de itens de courino
Autor(es): Paz, Gabriela Firmino
Cunha, George Pontes da
Santos, Guilherme Henrique Silva
Souza, Sabrina Salomão de
Rodrigues, Maxweel Veras
Palavras-chave: Ponto de equilíbrio;Margem de contribuição;Gestão de custos;Courino
Data do documento: 2020
Citação: PAZ, Gabriela Firmino; CUNHA, George Pontes ; SANTOS, Guilherme Henrique Silva; SOUZA, Sabrina Salomão; RODRIGUES, Maxweel Veras. Análise da margem de contribuição de uma fabricante de itens de courino. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXVII, 11 a 13 nov. 2020, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2020. Tema: “Economia circular e suas interfaces com a engenharia de produção”
Resumo: O objetivo do presente trabalho é verificar o ponto de equilíbrio e analisar a margem de contribuição de uma confecção de artigos de courino localizada em fortaleza. atualmente, a empresa trabalha na produção de bolsas, mochilas, carteiras, entre outros produtos fabricados a base de courino. no cenário atual de mercado e uma política de vendas mais competitiva, as empresas têm pouca influência sobre o preço de seus produtos, sendo este determinado pelo mercado em atuam. logo, a prática da gestão de custos, mostra-se fundamental no fornecimento de informações para a tomada de decisão. neste trabalho foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e o estudo de caso da situação financeira da organização, realizando um comparativo entre duas variáveis: margem de contribuição e o ponto de equilíbrio; para mostrar os resultados atingidos por cada produto. além disso, foi possível obter dados, utilizados no cálculo dos custos e lucros que a empresa obtém. assim, é evidenciada a importância do controle financeiro e operacional de suas atividades, pois permite uma melhor alocação de custos e que decisões gerenciais sejam tomadas com maior embasamento.
Abstract: This work aims to check the break-even point and analyze the contribution margin of a courine items factory located in fortaleza. currently, the company works in the production of bags, backpacks, wallets, among other products manufactured of courine. in the current market scenario and a more competitive sales policy, companies have a little influence on the price of their products, being this determined by the market in action. therefore, the practice of cost management, is fundamental in the provision of information for decision making. in this work the bibliographic research methods and the case study of the organization's financial situation were used, making a comparison between two variables: contribution margin and the break-even point; to show the results achieved by each product. also, it was possible to obtain data, used in the calculation of costs and profits that the company obtains. therefore, the importance of financial and operational control of its activities is highlighted, as it allows for a better allocation of costs and that management decisions are made on a stronger base.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59558
ISSN: 1809-7189
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