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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Teixeira, Maria Geovana Pires | - |
dc.contributor.author | Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha | - |
dc.contributor.author | Nogueira Júnior, Fábio Florêncio | - |
dc.contributor.author | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-13T20:27:54Z | - |
dc.date.available | 2021-07-13T20:27:54Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Maria Geovana Pires; NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; NOGUEIRA JÚNIOR, Fábio Florêncio; BORGES NETO, Hermínio. Educação e sustentabilidade: uma análise do projeto CRID (CRID - uma proposta de comunidade digital rural (PD00.2012.PJ.0476)). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59545 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | População rural - Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | Educação e sustentabilidade: uma análise do projeto CRID (CRID - uma proposta de comunidade digital rural (PD00.2012.PJ.0476)) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A inclusão digital é o processo que visa oferecer acesso aos aparatos tecnológicos para todos da sociedade. Muitos projetos possuem esta proposta, mas somente alguns realizam isso vinculado à educação, como é o caso do CRID (Centros Rurais de Inclusão Digital), uma iniciativa do Laboratório Multimeios, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico/CNPQ. O maior objetivo do CRID é levar a inclusão digital para assentamentos rurais, pautado nos princípios de sustentabilidade que norteiam o projeto, promovendo a autonomia dos gestores para manter o ambiente funcionando. Neste trabalho será analisado um dos Princípios de Sustentabilidade (Borges Neto, 2007) do CRID, chamado de Instrumento para Qualificação Profissional. Para isso nos debruçaremos na formação de Educação a Distância (EaD), realizando análise bibliográfica dos documentos: planejamento e relatoria. A formação foi baseada na metodologia da Sequência Fedathi (Borges Neto, 2013), sendo executado na comunidade rural Chê Guevara, no município de Ocara/Ce. Durante a formação foram expostos conceitos sobre EaD, apresentado uma das plataformas de ensino a distância, o Teleduc, além de serem exibidas propostas de como poderiam se profissionalizar e sair do contexto social de dificuldade. Como resultados, os participantes do CRID passaram a conhecer uma nova modalidade de educação, uma outra utilização para o uso do e-mail e diversas formas de comunicação de ensino e aprendizagem. A partir do exposto, podemos perceber como esse Princípio de Sustentabilidade utiliza a inclusão digital de forma a trazer conhecimentos e a possibilitar benefícios futuros aos moradores de uma comunidade rural. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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