Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Maria Geovana Pires-
dc.contributor.authorNepomuceno, Lara Meneses Saldanha-
dc.contributor.authorNogueira Júnior, Fábio Florêncio-
dc.contributor.authorBorges Neto, Hermínio-
dc.date.accessioned2021-07-13T20:27:54Z-
dc.date.available2021-07-13T20:27:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Maria Geovana Pires; NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; NOGUEIRA JÚNIOR, Fábio Florêncio; BORGES NETO, Hermínio. Educação e sustentabilidade: uma análise do projeto CRID (CRID - uma proposta de comunidade digital rural (PD00.2012.PJ.0476)). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59545-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectPopulação rural - Inclusão socialpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleEducação e sustentabilidade: uma análise do projeto CRID (CRID - uma proposta de comunidade digital rural (PD00.2012.PJ.0476))pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA inclusão digital é o processo que visa oferecer acesso aos aparatos tecnológicos para todos da sociedade. Muitos projetos possuem esta proposta, mas somente alguns realizam isso vinculado à educação, como é o caso do CRID (Centros Rurais de Inclusão Digital), uma iniciativa do Laboratório Multimeios, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico/CNPQ. O maior objetivo do CRID é levar a inclusão digital para assentamentos rurais, pautado nos princípios de sustentabilidade que norteiam o projeto, promovendo a autonomia dos gestores para manter o ambiente funcionando. Neste trabalho será analisado um dos Princípios de Sustentabilidade (Borges Neto, 2007) do CRID, chamado de Instrumento para Qualificação Profissional. Para isso nos debruçaremos na formação de Educação a Distância (EaD), realizando análise bibliográfica dos documentos: planejamento e relatoria. A formação foi baseada na metodologia da Sequência Fedathi (Borges Neto, 2013), sendo executado na comunidade rural Chê Guevara, no município de Ocara/Ce. Durante a formação foram expostos conceitos sobre EaD, apresentado uma das plataformas de ensino a distância, o Teleduc, além de serem exibidas propostas de como poderiam se profissionalizar e sair do contexto social de dificuldade. Como resultados, os participantes do CRID passaram a conhecer uma nova modalidade de educação, uma outra utilização para o uso do e-mail e diversas formas de comunicação de ensino e aprendizagem. A partir do exposto, podemos perceber como esse Princípio de Sustentabilidade utiliza a inclusão digital de forma a trazer conhecimentos e a possibilitar benefícios futuros aos moradores de uma comunidade rural.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mgpteixeira.pdf75,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.