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dc.contributor.advisorMaia, Camila Lima-
dc.contributor.authorSombra Júnior, Adriano Jorge-
dc.date.accessioned2021-07-13T18:32:26Z-
dc.date.available2021-07-13T18:32:26Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59527-
dc.description.abstractUnpaved roads make up most of the Brazilian road network, especially in city rural areas, serving as means of access for residents and for transportation of supplies from interior regions to urban centers. The vulnerability and neglect are notorious in a large part of these routes, which are subject to adjustments, generally without any technical basis for their implementation. Thus, this work aims to collect data that may characterize a specific unpaved road in the rural area in the municipality of Russas-CE, according to its type of soil, the local traffic and the severity of its defects on this road. These pieces of information may be used as basis for decision makers who are responsible for the maintenance of this road, once general researches in this area are quite scarce. Hence, studies regarding the classification of the soil that makes up the road were carried out, as well as traffic studies and the application of the method of the Unpaved Road Condition Index - URCI, in order to characterize the defects of the road. The results obtained show that the road has mostly good quality soils and a regular state of conservation. with this, it is possible to conclude that even with the presence of defects, the materials and characteristics of the road contribute so that it has an adequate quality for the required traffic.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstradas não pavimentadaspt_BR
dc.subjectDefeitospt_BR
dc.subjectClassificaçãopt_BR
dc.subjectURCIpt_BR
dc.titleAvaliação funcional e caracterização de defeitos de estrada não pavimentada na zona rural do município de Russas-CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs estradas não pavimentadas compõem a maior parte da malha rodoviária brasileira, estando presente principalmente nas áreas rurais dos municípios, servindo como meio de acesso dos moradores e dos bens produzidos nas regiões interioranas até os centros urbanos. É notória a precariedade e abandono de grande parcela destas vias, que são submetidas a adequações geralmente sem nenhum embasamento técnico para sua realização. Deste modo, este trabalho objetiva coletar dados que possam caracterizar uma estrada não pavimentada da zona rural do município de Russas-CE, de acordo com o tipo de solo, o tráfego e a severidade dos defeitos presentes na via, estas informações podem servir como embasamento para os responsáveis pela sua manutenção, já que pesquisas nesta área são bastante escassas. Para isso foram realizados estudos sobre a classificação do solo que compõe a estrada, estudos de tráfego e a aplicação do método do Índice de Condição de Estradas Não Pavimentadas – URCI, para caracterizar os defeitos da via. Os resultados obtidos mostram que a via possui solos majoritariamente de boa qualidade e um estado regular de conservação. Com isso, é possível concluir que mesmo com a presença de defeitos, os materiais e as características da via contribuem para que ela possua uma qualidade adequada para o tráfego exigido.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias

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