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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Luciana de-
dc.contributor.authorBarbosa, Igor Moura-
dc.date.accessioned2021-07-13T11:47:01Z-
dc.date.available2021-07-13T11:47:01Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBARBOSA, Igor Moura. Jogos digitais na educação a distância: ensino e aprendizagem de conteúdos de zoologia. 2021. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59499-
dc.description.abstractThis research aims to describe virtual games coupled to Zoology subjects with methodological proposals oriented to Middle School in the context of distance learning. The need to develop new insights that can be applied in the current distance learning model comes in handy, since many teaching professionals show little curricular base or previous knowledge ranging the use of technology in courseware modules. This research displays a qualitative profile, utilizing a descriptive methodology. The analysis unit is composed of three virtual games coupled to the study of Zoology. The development of the evaluation consists of three stages: planning, data collection, and data analysis. This work was performed in January 2021 through platforms and digital information vehicles via the internet. Data collection was carried out in three phases: search and game selection, downloading and classification of the chosen ones, besides preliminary description. Data analysis was executed from the interpretive and detailed reading of each game's definition in the face of the previously selected categories. It was observed how audiovisual elements interacted with the player's perspective because of their playability process. Moreover, the interfaces aimed to integrate several aspects, regardless of whether they are targeted to technical elements, and bound to subjective perceptions of each individual, which can be visualized because of game experience. The obtained results will have direct application on the final years of Middle School in private and public schools. With the recent perspectives, the assignment of digital games through classes with remote mode becomes facilitated. Each student will have their access platform (smartphones, laptops, computers, among others) utilized to receive necessary instructions from the teacher and immerse in gameplay.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleJogos digitais na educação a distância: ensino e aprendizagem de conteúdos de zoologiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo da pesquisa é descrever jogos digitais vinculados a conteúdos de Zoologia com propostas metodológicas voltadas para alunos do Ensino Fundamental II no contexto da Educação a Distância. A necessidade de desenvolvimento de novos vislumbres que podem ser aplicados no modelo atual de Educação a Distância torna se relevante, uma vez que muitos profissionais de ensino apresentam pouca base curricular ou pouco conhecimento prévio abrangendo a utilização de tecnologias em módulos didáticos. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, utilizando uma metodologia descritiva. A unidade de análise é composta por três jogos digitais vinculados ao estudo de Zoologia. O desenvolvimento da averiguação sucede por meio de três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. A pesquisa foi realizada no mês de janeiro do ano de 2021, através de plataformas e veículos digitais de informação via internet. A coleta de dados foi realizada em três fases: busca e seleção dos jogos, download e organização daqueles escolhidos, além de descrição preliminar. A análise de dados é realizada a partir da leitura interpretativa e pormenorizada da descrição de cada jogo frente às categorias selecionadas previamente. Percebeu se como os elementos audiovisuais interagiram com a perspectiva do jogador frente ao seu processo de jogabilidade. Além disso, as interfaces buscaram integrar diversos aspectos, sejam eles direcionados aos elementos técnicos, bem como vinculados às percepções subjetivas de cada indivíduo que podem ser visualizadas frente à experiência de jogo. Os resultados obtidos terão aplicações diretas nos anos finais do Ensino Fundamental, tanto em escolas públicas como particulares.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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