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dc.contributor.advisorDiógenes, Glória dos Santos-
dc.contributor.authorFreitas, Rilda Bezerra de-
dc.date.accessioned2021-07-12T22:44:56Z-
dc.date.available2021-07-12T22:44:56Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationFREITAS, Rilda Bezerra de. Códigos de honra: o cotidiano dos jovens internos no São Miguel. Orientação: Glória dos Santos Diógenes. 2003. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Sociologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59488-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJovem em conflito com a leipt_BR
dc.subjectAtos infracionaispt_BR
dc.subjectInternatopt_BR
dc.subjectRebeliõespt_BR
dc.subjectTatuagempt_BR
dc.subjectGíriaspt_BR
dc.subjectMenores infratorespt_BR
dc.titleCódigos de honra: o cotidiano dos jovens internos no São Miguelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo elabora uma etnografía do Centro Educacional São Miguel (Unidade de Internação Masculina da extinta Fundação do Bem-Estar do Menor - FEBEMCE), atualmente Secretaria de Ação Social do Estado do Ceará, para onde são encaminhados adolescentes para cumplimento de medida socioeducativa por prática infracional grave e moderada: furtos, assaltos, estupros, homicídios, latrocínios, lesões corporais, etc. O referido trabalho está baseado em pesquisa desenvolvida durante o ano de 2001, 2002 e inicio de 2003, em Fortaleza, Ceará. Seguindo o método etnográfico, foram descritos os diversos espaços e narrados, ao mesmo tempo, fatos e acontecimentos vividos pelos jovens no internato. Descrições e narrativas que objetivam a compreensão das relações construídas entre os adolescentes internos. Apontando detalhes aparentemente insignificantes, esta investigação apresenta um sistema de códigos, símbolos e valores ligados á honra, coragem e vingança, enquanto referentes culturais que presidem a dinâmica do internato. Os resultados deste estudo apontam para uma “ordenação” baseada numa rede de sociabilidade que no São Miguel funciona como núcleo capaz de mobilizar experiências, acontecimentos e instituir “poder/liderança” entre os jovens cm conflito com a Lei. O espaço do São Miguel c também habitado por subjetividades, nas quais gestos de companheirismo ou parceria são comuns cotidianamente, dentro de uma dinâmica que envolve relações de fidelidade, trapaça, mando-submissão, cumplicidade, solidariedade, a partir da construção de leis próprias e de um sistema de castigos fabricados e cumpridos de forma rígida. Nesta pesquisa não objetivou-se apenas cartografar o Centro Educacional São Miguel, mas também colocar o leitor em contato com um instigante universo de significados construídos historicamente e de algum modo, relacionado aos seus espaços: oficinas de trabalho, salas de aula, quadra esportiva, dormitórios e com cada gesto, postura, linguagem, gíria, corpo, tatuagem, histórias, enfim.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

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