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dc.contributor.advisorMota, Erika Freitas-
dc.contributor.authorFreitas, Ester Barbosa-
dc.date.accessioned2021-07-09T21:58:23Z-
dc.date.available2021-07-09T21:58:23Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFREITAS, Ester Barbosa. Panorama da divulgação científica sobre Covid-19 no Brasil: uma revisão bibliográfica. 2020. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59446-
dc.description.abstractScientific dissemination (SD) is characterized as the communication of science to the non-scientist public, with the objective of popularizing scientific knowledge, making it easily accessible. In the current context of coping with the pandemic of COVID-19, it is essential that the population is well informed about the updated results obtained in scientific research on the disease. In this work, websites and profiles of communication and scientific dissemination were analyzed, verifying characteristics that qualify them as adequate and reliable, so that it is possible to differentiate inaccurate news from reliable information. For this, a qualitative methodology of the documentary and exploratory type was used. Sixty-four websites were analyzed and two disseminators were selected, the biologist Atila Iamarino and the physician Drauzio Varella. The analysis was made based on parameters regarding language and form, suggested by the 2004 Scientific Dissemination Guide, and regarding the content of texts and other means used for CD through content analysis. Eight websites were found to follow the adequacy criteria in a less divergent way, with disagreements regarding two and three parameters evaluated. Another four had abundant divergences in relation to the indicated parameters, around seven to ten disagreements. There is a need to invest in specialized professionals and to expand the use of the rules suggested in the Scientific Dissemination Guide. Despite these aspects, a positive aspect that can be noted was the increasing popularization of scientific knowledge entering the most diverse platforms, allowing the diversification and expansion of the target audience.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCovid-19.pt_BR
dc.subjectCoronavírus.pt_BR
dc.subjectInformação.pt_BR
dc.subjectCiência.pt_BR
dc.subjectConfiabilidade.pt_BR
dc.titlePanorama da divulgação científica sobre Covid-19 no Brasil: uma revisão bibliográfica.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA divulgação científica (DC) caracteriza-se como a comunicação da ciência para o público não-cientista, com objetivo de popularizar o conhecimento científico, tornando-o de fácil acesso. No contexto atual de enfrentamento da pandemia da COVID-19, faz-se essencial que a população esteja bem informada a respeito dos resultados atualizados obtidos em pesquisas científicas sobre a doença. Neste trabalho, analisaram-se sites e perfis de comunicação e divulgação científica verificando características que os qualifique como adequados e confiáveis, de forma que seja possível diferenciar fake news de informações verídicas. Para isso, utilizou-se de uma metodologia qualitativa do tipo documental e exploratória. Foram analisados sessenta e quatro sites e selecionados dois divulgadores, o biólogo Atila Iamarino e o médico Drauzio Varella. A análise foi feita a partir de parâmetros quanto à linguagem e à forma, sugeridos pelo Guia de Divulgação Científica de 2004, e quanto ao conteúdo dos textos e demais meios utilizados para a DC por meio de análise de conteúdo. Foram encontrados oito sites que seguem os critérios de adequação de forma menos divergente, ocorrendo discordâncias em relação a dois e três parâmetros avaliados. Outros quatro possuíram abundantes divergências em relação aos parâmetros indicados, em torno de sete a dez discordâncias. Percebe-se a necessidade de investir em profissionais especializados e de ampliar o uso das regras sugeridas no Guia. Apesar disso, um ponto positivo que se pode notar foi a popularização cada vez maior do conhecimento científico adentrando as mais diversas plataformas, permitindo a diversificação e ampliação do público atingido.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias
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