Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59443
Tipo: TCC
Título: Narrativas autobiográficas de uma futura professora de biologia: da escola à universidade. É o bastante?
Autor(es): Silva, Edianne Coutinho de Lima e.
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa.
Palavras-chave: Formação de professores;Narrativas autobiográficas;Ensino de biologia
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, Edianne Coutinho de Lima e. Narrativas autobiográficas de uma futura professora de biologia: da escola à universidade. É o bastante?. 2017. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O presente trabalho aborda as vivências do período escolar e universitário de uma futura professora de biologia por meio das narrativas autobiográficas, sendo estas um instrumento de investigação ao mesmo tempo que um instrumento formador. Por meio do relato de vivências do Ensino médio, da escolha da primeira profissão em Economia Doméstica e as vivências nesse curso, seguida pela mudança de curso para Ciências Biológicas, com suas variadas experiências em bolsas, como o PID (Programa de Iniciação à Docência), PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), PIBIC (Bolsa de Iniciação Científica), Grupo de estudos em educação e as experiências em estágios supervisionados, evidenciam a decisão diária em seguir na licenciatura. Apropriar-se de sua própria história, como é o caso dos estudos autobiográficos tornam o próprio autor o objeto desse estudo. São revistas as memórias do passado a reflexão constante sobre a nossa trajetória de vida, tornando-se significativo como um elemento formador e em constante mudanças por variações do olhar a cada momento de análise. E o professor é esse profissional que necessita estar atento as ações diárias refletidas em sala de aula. E não é diferente para uma futura professora de biologia.
Abstract: The present work approaches the experiences of the school and university period of a future teacher of biology through the autobiographical narratives, being these an instrument of investigation at the same time as a formative instrument. By means of the report of experiences of High School, the choice of the first profession in Domestic Economy and the experiences in this course, followed by the change of course to Biological Sciences, with its varied experiences in scholarships, such as the PID (Initiation to Teaching Program), PIBID (Scientific Initiation Grant), PIBIC (Educational Initiation Scholarship Program), Group of studies in education and experiences in supervised internships, show the daily decision to continue in the degree. Taking ownership of his own history, as in the case of autobiographical studies, makes the author himself the object of this study. Memories of the past are reviewed constantly on our life trajectory, becoming significant as a formative element and constantly changing by variations of the look at each moment of analysis. And the teacher is this professional who needs to be attentive to the daily actions reflected in the classroom. And it's no different for a future biology teacher.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59443
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_eclsilva.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.