Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59433
Tipo: | TCC |
Título: | Confecção de uma coleção entomológica como uma ferramenta facilitadora no ensino - aprendizagem sobre a classe insecta |
Autor(es): | Costa, Erivaldo Cavalcante da |
Orientador: | Gonçalves, Niedja Goyanna Gomes |
Palavras-chave: | Entomologia;Estratégia pedagógica;Material didático |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | COSTA, Erivaldo Cavalcante da. Confecção de uma coleção entomológica como uma ferramenta facilitadora no ensino – aprendizagem sobre a classe insecta. 2020. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | Entomologia é um ramo da Biologia que estuda os insetos, categoria taxonômica de grande importância para os ecossistemas, compreendendo o conteúdo abordado em diversos níveis de ensino. O presente tema apresenta enumeras dificuldades para ser apresentado de forma didática, sendo abordado na maioria das vezes somente a teoria de forma exaustiva. Atividades práticas são fundamentais como técnicas importantes para o ensino, por que estimulam e despertam o interesse e curiosidade dos alunos. Um recurso eficiente para o ensino sobre a Classe insecta são as coleções entomológicas didáticas que através das quais os estudantes observam e exploram materiais diferenciados correlacionando teoria à prática. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo relatar os procedimentos para a produção de uma coleção entomológica didática, a fim de ser utilizada como material didático-pedagógico auxiliando o processo de ensinoaprendizagem, facilitando dessa forma a discussão de conceitos e de características relacionados aos insetos. Para o desenvolvimento desse trabalho, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2020, foram coletados no Setor de Horticultura/UFC, um total de 105 espécimes de insetos, utilizando-se armadilhas apropriadas para coletas ativas e passivas, instaladas com frequência semanal por períodos de 24 horas durante 5 (cinco) semanas. Posteriormente à coleta, os espécimes foram acondicionados em potes plásticos, alguns contendo álcool a 70%, e encaminhados ao Laboratório de Entomologia Agrícola/UFC onde usando técnicas e bibliografia apropriadas foram triados e identificados ao nível de Ordem e Família zoológica, totalizando 39 Famílias distribuídas em 11 Ordens de insetos que logo após serem identificados e classificados nas referidas categorias taxonômicas, foram montados, etiquetados e acondicionados em caixas, gavetas e recipientes apropriados para conservação, e, estando prontos para futuros estudos, ensinos e pesquisas. Concluiu-se, que o presente recurso demonstra ser eficiente para o ensino de Zoologia, mais especificamente para o ensino no estudo dos insetos. |
Abstract: | Entomology is a branch of Biology that studies insects, a taxonomic category of great importance for ecosystems, comprising the content covered at different levels of education. The present theme presents numerous difficulties to be presented in a didactic way, being approached in most cases only the theory in an exhaustive way. Practical activities are essential as important teaching techniques, as they stimulate and arouse the interest and curiosity of students. An efficient resource for teaching about the Insecta Class are the didactic entomological collections through which students observe and explore different materials correlating theory with practice. Thus, the present work aimed to report the procedures for the production of a didactic entomological collection, in order to be used as didactic-pedagogical material, assisting the teaching-learning process, thus facilitating the discussion of concepts and related characteristics to insects. For the development of this work, during the months of January and February 2020, a total of 105 insect specimens were collected at the Horticulture Sector / UFC, using appropriate traps for active and passive collections, installed with weekly frequency for periods 24 hours for 5 (five) weeks. After the collection, the specimens were placed in plastic pots, some containing 70% alcohol, and sent to the Laboratory of Agricultural Entomology / UFC where using appropriate techniques and bibliography they were screened and identified at the level of the Order and Zoological Family, totaling 39 families distributed in 11 Insect Orders that, after being identified and classified in the referred taxonomic categories, were assembled, labeled and packed in boxes, drawers and containers suitable for conservation, and, being ready for future studies, teachings and research. It was concluded that the present resource proves to be efficient for the teaching of Zoology, more specifically for teaching in the study of insects. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59433 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_eccosta.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.