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dc.contributor.advisorSilva, Thaís Gonçalves Rodrigues da-
dc.contributor.authorCunha, Nayana de Castro-
dc.date.accessioned2021-07-09T14:02:30Z-
dc.date.available2021-07-09T14:02:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCunha, Nayana de Castro. Título: "Amanhecença" - A poética da coreografia nos corpos brincantes: Uma invenção corporal a partir da dança do coco do Iguape (CE).. 2021. 48 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Dança) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59415-
dc.description.abstractWhat does the environment have to do with the dance we do? like the body human participates and imbricates itself, in the form of movement, to the phenomena of nature and its cycles? Between mares, tides, dunes, suns, stars and moons, what do human bodies manifest in dance and music? how is the body composed from the geographies they inhabit? This work consists of a research poetics in dance involving the notion of geochoreography (CAYCEDO, 2016) and the Coco dance from Iguape (CE). From a relationship between geography and body, investigates how the bodies of Coco's players are forged by the work everyday with the intensity of the winds, the moods of the sea, the temperature of the sand and work objects (cast cast, ropes, rafts). Via cartography, in which a research will show itself along with the events, there was a corporal experimentation in the beach environment and an observation of fishermen and their chores. Initially thought to be a composition choreographic, due to the restrictions imposed by the pandemic of the Coronavirus / Covid-19, this dance composition resulted in a format of video-poetry, accompanied by an account of the creation process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectDança do coco do Iguapept_BR
dc.subjectCorpo brincantept_BR
dc.title"Amanhecença" - A poética da coreografia nos corpos brincantes: Uma invenção corporal a partir da dança do coco do Iguape (CE).pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO que o meio ambiente tem a ver com a dança que a gente faz? Como o corpo humano participa e se imbrica, em forma de movimento, aos fenômenos da natureza e seu ciclos? Entre mares, marés, dunas, sóis, estrelas e luas, o que manifestam os corpos humanos em dança e música? Como se compõe o corpo a partir das geografias que habitam? Este trabalho consiste em uma pesquisa poética em dança envolvendo a noção de geocoreografia (CAYCEDO, 2016)e a Dança do Coco do Iguape (CE). A partir de uma relação entre geografia e corpo, investiga como os corpos dos brincantes do Coco são forjados pela lida cotidiana com a intensidade dos ventos, os humores do mar, a temperatura da areia e os objetos de trabalho (tarrafa, cordas, jangadas). Através da cartografia, em que a pesquisa vai se mostrando junto aos acontecimentos, houve uma experimentação corporal no ambiente da praia e a observação de pescadores e seus afazeres. Inicialmente pensada para ser uma composição coreográfica, em função das restrições impostas pela pandemia do Coronavírus/Covid-19, esta composição em dança resultou num formato de vídeo-poesia, acompanhado de um relato do processo de criação.pt_BR
Aparece nas coleções:COVID-19 - Trabalhos relacionados
DANÇA-LICENCIATURA - Monografias

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