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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do ensino em cursos de graduação: estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso.
Autor(es): Beltrame, Roberto
Orientador: Andriola, Wagner Bandeira
Palavras-chave: Avaliação educacional;Ensino superior;Universidade do Estado de Mato Grosso
Data do documento: 2021
Citação: BELTRAME, Roberto. Avaliação do ensino em cursos de graduação: estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Wagner Bandeira Andriola. 2021. 64 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A pesquisa trata da Avaliação do Ensino, componente da Autoavaliação Institucional na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus de Tangará da Serra, cuja relevância se encontra na relação entre o fim a que se destina uma avaliação e as consequências a partir do uso de seus resultados. O estudo teve como objetivo geral avaliar o processo da Avaliação do Ensino na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus de Tangará da Serra, na perspectiva dos alunos e professores participantes. Para isso, buscou-se especificamente: caracterizar o perfil dos alunos e professores participantes no processo de avaliação do ensino; analisar o processo de avaliação do ensino na perspectiva dos alunos e professores participantes; verificar a percepção dos participantes com relação à finalidade do processo de avaliação e as consequências do mesmo. No que tange aos procedimentos metodológicos, fez-se uso da modalidade estudo de caso, além do caráter descritivo da pesquisa, foi adotada ainda uma abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário encaminhado aos participantes por meios digitais. A amostra da pesquisa foi composta por 355 indivíduos, sendo 300 alunos e 55 professores. A seleção da amostra ocorreu de forma não probabilística por acessibilidade e/ou conveniência. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos membros da comunidade reconhecem o processo autoavaliativo como uma importante ferramenta na identificação de pontos fortes e pontos fracos para subsidiar o planejamento de ações. A maioria dos participantes acreditam que os alunos são uma, mas não a única, importante fonte de informações a respeito das atividades dos docentes. Constatou-se que há divergência de opiniões entre alunos e professores a respeito dos fatores que influenciam as respostas no momento em que participam das avaliações. Foi verificado ainda que uma parcela dos participantes não percebem quaisquer efeitos/ações decorrentes dos resultados do processo avaliativo. O estudo permite vislumbrar alternativas de aperfeiçoamento ao atual protocolo de avaliação.
Abstract: The research deals with Teaching Evaluation, a component of Institutional Self-Evaluation at the State University of Mato Grosso (UNEMAT), campus of Tangará da Serra, whose relevance lies in the relationship between the purpose for which an evaluation is intended and the consequences from use of your results. The general objective of the study was to analyze the Teaching Evaluation process at the State University of Mato Grosso (UNEMAT), campus of Tangará da Serra, from the perspective of the participating students and teachers. To this end, we specifically sought to: characterize the profile of students and teachers participating in the teaching evaluation process; evaluate the teaching evaluation process from the perspective of participating students and teachers; to verify the participants' perception regarding the purpose of the evaluation process and its consequences. Regarding the methodological procedures, the case study modality was used, in addition to the descriptive character of the research, a quali-quantitative approach was also adopted. Data collection was carried out through a questionnaire sent to participants by digital means. The research sample consisted of 355 individuals, 300 students and 55 teachers. The sample was selected in a non- probabilistic manner due to accessibility and / or convenience. The results showed that most members of the community recognize the self-assessment process as an important tool in identifying strengths and weaknesses to support action planning. Most participants believe that students are one, but not the only, important source of information about the activities of teachers. It was found that there is a divergence of opinions between students and teachers about the factors that influence responses at the time they participate in the assessments. It was also verified that a portion of the participants do not perceive any effects / actions resulting from the results of the evaluation process. The study allows to glimpse alternatives for improvement to the current evaluation protocol. Keywords: Higher Education. Institutional Evaluation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59373
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