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Tipo: TCC
Título: Aplicação remota do modelo humano de resolução de problemas por insight
Título em inglês: Remote application of the human insight problem solving model
Autor(es): Pessôa Neto, Roberto Soares
Orientador: Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito
Palavras-chave: Insight;Resolução de problemas;Psicologia experimental;Jogos de vídeo;Criatividade
Data do documento: 2021
Citação: PESSÔA NETO, Roberto Soares. Aplicação remota do modelo humano de resolução de problemas por insight. Orientadora: Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu. 2021. 64 f. TCC (Graduação em Psicologia) - Curso de Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A resolução de problemas é uma competência valorizada tanto na educação como no mercado de trabalho, principalmente quando esta resolução é considerada inovadora. Assim, este estudo buscou replicar um modelo desenvolvido para explicar o processo de resolução de problemas por meio do insight com participantes humanos. Para tanto, foram selecionados seis participantes com baixo nível de experiência anterior em jogos eletrônicos, que não possuíam experiências significativas com o jogo Portal 2 e condições estruturais adequadas para participar do experimento remotamente. Todos os participantes passaram pelas fases: Familiarização, Teste Pré-treino, Treinamento de Comportamentos não Diretamente Necessários à Resolução de Problemas, Treinamento de Comportamentos Necessários à Resolução de Problemas e Teste Pós-treino. Como resultado, três participantes conseguiram resolver a situação problema apenas na fase de Teste Pós-treino, um resolveu o problema na fase de Teste Pré-treino e dois não conseguiram produzir a solução em nenhuma de suas apresentações. Porém, todos os participantes conseguiram emitir os comportamentos necessários para resolver o problema. Para experimentos futuros, é encorajado que ocorram modificações na situação de resolução de problemas que busquem aumentar a probabilidade de resolução, uma vez que o participante emita os comportamentos necessários.
Abstract: Problem-solving is a competence valued both in education and in the labor market, especially when this resolution is considered innovative. Thus, this study sought to replicate a model developed to explain the problem-solving process through insight with human participants. To this end, six participants were selected with a low level of previous experience in electronic games, who did not have significant experiences with the Portal 2 game and adequate structural conditions to participate in the experiment remotely. All participants went through the phases: Familiarization, Pre-Training Test, Behavior Training Not Directly Necessary for Problem Solving, Training of Behaviors Necessary for Problem Solving, and Post-training Test. As a result, three participants were able to solve the problem situation only in the Post-Training Test phase, one solved the problem in the Pre-Training Test phase and two were unable to produce the solution in any of their presentations. However, all participants were able to issue the necessary behaviors to solve the problem. For future experiments, it is encouraged that changes in the problem-solving situation occur that seek to increase the probability of resolution, once the participant emits the necessary behaviors.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59211
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