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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59207
Tipo: | TCC |
Título : | Cuidado familiar, promoção de saúde mental e prevenção do suicídio: vivências e aprendizados no "Projeto Vincula" |
Título en inglés: | Family care, mental health promotion and suicide prevention: experiences and lessons learned in "Projeto Vincula" |
Autor : | Araújo, Karleane Santana de |
Tutor: | Oliveira, Susana Kramer de Mesquita |
Palabras clave : | Suicídio;Prevenção;Família |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | ARAÚJO, Karleane Santana de. Cuidado familiar, promoção de saúde mental e prevenção do suicídio: vivências e aprendizados no "Projeto Vincula". Orientadora: Susana Kramer de Mesquita Oliveira. 2021. 53 f. TCC (Graduação em Psicologia) - Curso de Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente estudo configura-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, o qual objetiva descrever e analisar vivências na temática da prevenção do suicídio no contexto de cuidado à saúde mental, com foco nas intervenções no vínculo familiar. Tendo como delineamento tanto a revisão bibliográfica, a partir do levantamento de artigos científicos publicados entre 2016 e 2021, nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e do Portal de Periódicos da CAPES, evidenciando o que a literatura apresenta sobre a problemática do suicídio e a relação com a família; como também o relato de experiência, a partir da avalição do percurso acadêmico (graduação de Psicologia) da autora (2015-2021), no que tange a aprendizados e vivências que a mobilizaram frente ao tema, no contexto de cuidados à saúde mental focado em intervenções no vínculo familiar, sejam experiências de extensão, de pesquisa, de estágio ou de sala de aula. Destacam-se, no contexto avaliativo desse relato, as experiências extensionistas da aluna a partir das vivências e aprendizados no Projeto Vincula (do Laboratório de Relações Interpessoais – L’ABRI), vinculado à Pro Reitoria de Extensão da UFC, evidenciando-se o papel de suas ações na formação de uma nova leva de estudantes e profissionais, com o olhar clínico a partir do modelo de cuidado à família, fundamentado na prevenção e na promoção de saúde mental, com foco na prevenção do suicídio, no que o Projeto tem sido um expoente. Dentre os resultados, destacou-se a avaliação positiva do aprendizado da autora frente às expectativas do Programa Pedagógico do Curso, no que tange ao modelo de intervenções do Projeto Vincula, voltado aos familiares em contextos de crise suicida, ressaltando-se sua importância para a prevenção do suicídio diante da constatação de escassez de estudos na área, o que confirma a condição de silenciamento das vozes dos familiares/cuidadores, identificada também no estudo. Nesse sentido, o Projeto Vincula apresentou-se como uma potente força motriz na reconstrução dos vínculos em situação de crise, principalmente nas famílias que vivenciam a crise suicida, destacando-se a sua estruturação e integração com diferentes esferas da rede de saúde e da sociedade, o que representa elementos fundamentais à promoção de saúde mental e à prevenção do suicídio. Destarte, percebendo-se a complexidade nas temáticas que envolvem a prevenção do suicídio e o cuidado ao familiar, torna-se pertinente a realização de novos estudos e pesquisas, ainda em escassez quando considerados os últimos cincos anos de publicações, indicando-se também o aprofundamento teórico sobre o papel da abordagem psicodramática, que se mostrou profícua em todas as intervenções vivenciadas pela autora. |
Abstract: | The present study is configured as a qualitative research, which aims to describe and analyze experiences on the theme of suicide prevention in the context of mental health care, with a focus on interventions in the family bond. Having as its outline both the bibliographic review, from the survey of scientific articles published between 2016 and 2021, in the databases of the Virtual Health Library (VHL) and the CAPES Journal Portal, showing what the literature presents about the problem suicide and the relationship with the family; as well as the experience report, based on the evaluation of the academic path (Psychology degree) of the author (2015-2021), with regard to the learnings and experiences that mobilized her towards the theme, in the context of mental health care focused on interventions in the family bond, be they experiences of extension, research, internship and classroom. In the evaluative context of this report, the student's extensionist experiences from the experiences and learnings in the Vincula Project (from the Interpersonal Relations Laboratory - L'ABRI), linked to the UFC Extension Pro Rectory, stand out, highlighting the role of its actions in the formation of a new wave of students and professionals, with a clinical view based on the family care model, based on the prevention and promotion of mental health, with a focus on suicide prevention, in which the Project has been an exponent. Among the results, the positive assessment of the author's learning was highlighted in view of the expectations of the Pedagogical Program of the Course, regarding the intervention model of the Vincula Project, aimed at family members in contexts of suicidal crisis, emphasizing its importance suicide prevention in view of the lack of studies in the area, which confirms the condition of silence of the voices of family members / caregivers, also identified in the study. In this sense, the Vincula Project presented itself as a powerful driving force in the reconstruction of bonds in crisis situations, especially in families that experience the suicidal crisis, highlighting its structuring and integration with different spheres of the health network and society, which represents fundamental elements for the promotion of mental health and the prevention of suicide. Thus, realizing the complexity in the themes that involve suicide prevention and care for the family, it is pertinent to carry out new studies and research, still in scarcity when considering the last five years of publications, also indicating the theoretical deepening on the role of the psychodramatic approach, which proved to be fruitful in all the interventions experienced by the author. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59207 |
Aparece en las colecciones: | PSICOLOGIA - Monografia |
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