Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59096
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Learning Analytics como tecnologia de avaliação da aprendizagem no modelo Blended Learning: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Fernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra
Jeronimo, Rita Carolina Gondim da Fonseca
Sousa, Jocélio Pereira de
Lima, Marcos Antonio Martins
Palavras-chave: Learning Analytics;Blended Learning;Avaliação da aprendizagem
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: e-Publicar
Citação: FERNANDES, Joana D’Arc Páscoa Bezerra; JERONIMO, Rita Carolina Gondim da Fonseca; SOUSA, Jocélio Pereira de; LIMA, Marcos Antonio Martins. Learning Analytics como tecnologia de avaliação da aprendizagem no modelo Blended Learning: uma revisão sistemática da literatura. In: LIMA, Marcos Antonio Martins; SILVA, Denize de Melo (org.). Avaliação de programas educacionais: diversidade de estudos e pesquisas. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020. cap. 10, p. 159-184.
Resumo: Uma das características dos modelos híbridos e tecnológicos de ensino é a geração de um enorme volume de variados dados em uma velocidade vertiginosa (Big Data) no decorrer do percurso da aprendizagem. Tais dados são preciosos para o ato avaliativo, pois os professores e os Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) podem utilizá-los para adaptar a instrução às necessidades do aprendiz e para muitas outras finalidades agregadoras de valor. Diante dessa problemática, surge uma nova tecnologia, desenvolvida para a análise de grandes dados educacionais, que vem ganhando destaque na última década, mais precisamente a partir do ano de 2010, denominada analítica de aprendizagem. Contudo, nos sobrevém a indagação se essa tecnologia pode ser considerada, de fato, uma tecnologia de avaliação da aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo principal compreender de que forma o Learning Analytics se relaciona com os processos de avaliação da aprendizagem no modelo Blended Learning. Em busca de resposta para estes questionamentos, empreendeu-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A pesquisa foi estruturada e desenhada inicialmente com o uso da ferramenta Research Model Canvas e a metodologia utilizada foi a quadripolar, em que as estruturas são dispostas em quatro polos (DE BRUYNE; HERMAN; SCHOUTHEETE, 1991). No polo epistemológico, o embasamento filosófico conceitual da pesquisa está apoiado no conceito de técnica e tecnologia de Álvaro Vieira Pinto, na cibernética de Pierre Lèvy e na pragmática de Charles Peirce. No polo teórico, as nuances da tecnologia educacional se assentam na recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no modelo tecnológico de ensino-aprendizagem Blended Learning. No polo técnico, temos os percursos metodológicos da pesquisa, acima descritos. E, por fim, no polo morfológico, a apresentação de um modelo tecnológico de avaliação da aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59096
ISBN: 978-65-89340-03-4
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_jdpbfernandes.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.