Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59058
Tipo: TCC
Título: A criação de si no audiovisual: perspectivas de análise do processo de auto-representação de fka twigs no videoclipe "M3LL155X"
Autor(es): Peixoto, Marcio Silva
Orientador: Reis Filho, Osmar Gonçalves dos
Palavras-chave: Auto-representação;Autoficção;Autorretrato;Audiovisual;Videoclipe
Data do documento: 2016
Citação: PEIXOTO, Marcio Silva. A criação de si no audiovisual: perspectivas de análise do processo de auto-representação de fka twigs no videoclipe "M3LL155X". Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho. 2016. 69 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: A presente pesquisa consiste em um estudo sobre os modelos e a prática da auto- representação e a sua articulação na linguagem audiovisual, para uma análise do videoclipe "M3LL155X", e dos processos de subjetivação realizados pela artista multimídia FKA Twigs. Com a pesquisa objetiva-se compreender o modo de operação desses processos de criação de si na seara do audiovisual, articulados a partir da própria linguagem do dispositivo do vídeo, e dos modos de enunciação da artista na imagem do videoclipe. Para tanto, recorre-se, metodologicamente, a uma revisão bibliográfica das escritas de si e de um pensamento da estética da existência em Foucault, de uma atualização dos conceitos de autoficção e autorretrato, presentes em Klinger e Bellour, respectivamente, e de apontamentos teóricos e técnicos acerca da linguagem do vídeo e do videoclipe, em autores como Dubois, Krauss, Machado, e Soares. Conclui-se, sobre FKA Twigs e o videoclipe "M3LL155X", que a autora configura-se como uma autora performática, e que a linguagem audiovisual é utilizada aqui para a criação de, não apenas um, mas diferentes mitos da própria artista. A partir da utilização de uma série de recursos técnicos, iconografias, e simbolismos, a artista opera relembranças, faz projeções, e partilha um discurso sobre a sua identidade feminina. Observa- se, então, sobre a prática da auto-representação na contemporaneidade, ser esse um espaço de potencialidades estéticas, políticas e filosóficas do sujeito contemporâneo, e que o ato de criação de si é, de fato, uma prática de linguagem.
Abstract: This is a study on the models and the practice of self-representation and its articulation in the audiovisual language, for an analysis of the "M3LL155X" musicvideo and the subjectivation processes carried out by the multimedia artist FKA Twigs. The research aims to understand how these self-creation processes operate in the audiovisual field, articulated from the video device's own language, and the artist's enunciation modes in the musicvideo image. To this end, we use, methodologically, a bibliographic review of the writings of himself and the thought of the aesthetics of existence in Foucault, an update of the concepts of self-fiction and self-portrait, present in Klinger and Bellour, respectively, and theoretical notes and technicians about the language of the video and the video clip, in authors such as Dubois, Krauss, Machado, and Soares. It concludes, about FKA Twigs and the video clip "M3LL155X", that the author is configured as a performative author, and that the audiovisual language is used here for the creation of, not just one, but different myths of the artist herself. Using a series of technical resources, iconographies, and symbolisms, the artist operates remembrances, makes projections, and shares a discourse about her female identity. It is observed, then, about the practice of self-representation in contemporary times, that this is a space of aesthetic, political and philosophical potentialities of the contemporary subject, and that the act of creating oneself is, in fact, a practice of language.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59058
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_mspeixoto.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.