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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59022
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gomes, Rita Helena Sousa Ferreira | - |
dc.contributor.author | Alves, Vicente de Paulo Barroso | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-16T13:57:00Z | - |
dc.date.available | 2021-06-16T13:57:00Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Vicente de Paulo Barroso. "CorAMARal": O engajamento musical transformativo e suas ressonâncias para uma aprendizagem autônoma e transformação social. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59022 | - |
dc.description.abstract | The present research aims to investigate how the teaching of arts in elementary school impacts on the participants’ transformative engagement. The research analyzed CorAMARal, a choir group formed by students from the 5th to the 9th grade of elementary classes of a municipal school. CorAMARal is an activity that occurs on a after class period with spontaneous participation of the members, as part of extracurricular training. During the study it was noticeable that the activity was efficient to foster students’ autonomous search for new artistic knowledge - especially musical ones – and to contribute to social transformation and to citizenship development. The research focused on the processes inherent to CorAMARal that, each year, culminate on presentations of the group authorial artistic show invention. Operating since 2017, the choir has gone through three different formations, with different characteristics, because it shapes itself according to the contributions brought by the participants. Professor and researcher Susan O’Neill’s Transformative Music Engagement (2012) theory served as reference to this study. Methodological guidance was draw from Cartography as understood by Gilles Deleuze and Félix Guatari (1997) and Kastrup (2015), respecting the concept of rhizome. Among the results of the present study, worth mentioning CorAMARal’s potential to promote musical engagement. Nevertheless, it is important emphasize that, during each process, there is particular ways for appropriating the musical and extramusical knowledge. In this sense, it is essential to consider that everyone – participant students, educator/researcher, school, schedule organization and presentations – may have an impact on the engagement. It is also notorious that group participant’s engagement reverberated in their lives and social nets (that is, family, friends and community in general), once they start acting themselves as engines for social transformation and citizenship | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Canto coral no ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de música na educação básica | pt_BR |
dc.subject | Engajamento musical transformativo | pt_BR |
dc.title | "CorAMARal": O engajamento musical transformativo e suas ressonâncias para uma aprendizagem autônoma e transformação social | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa busca investigar como o ensino de artes na escola durante o Ensino Fundamental pode ser favorável a um engajamento transformativo nos participantes. Para tanto, foi analisada uma atividade em período de contraturno com participação espontânea dos integrantes, como parte de formação extracurricular, em especial o CorAMARal, isto é, um grupo de canto coral formado por estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Foi possível perceber que a atividade foi eficiente para estimular os alunos em uma busca autônoma por novos conhecimentos artísticos - principalmente musicais – e, ainda, contribuir para uma transformação social e exercício da cidadania. A pesquisa foca nos processos de formação do CorAMARal atividade que culmina na invenção de um espetáculo autoral para cada grupo, a cada ano. Atuando desde 2017, o coral já passou por três diferentes formações, com diferentes características, pois molda-se de acordo com as contribuições trazidas pelos participantes. Foi utilizado, como referência da pesquisa, o estudo da professora e pesquisadora canadense Susan O’Neill (2012), com a teoria do engajamento musical transformativo. O método foi o cartográfico, sugerido pelos pesquisadores Gilles Deleuze, Félix Guattari (1997) e Kastrup (2015), que inserem a cartografia dentro do conceito de rizoma. Dentre os achados da presente pesquisa, é possível citar a potencialidade do grupo CorAMARal para um engajamento musical. Ainda, salienta-se que, dentro deste processo, cada nova turma pode se apropriar dos conhecimentos musicais e extramusicais de maneira particular, e cada participante, não somente o educador/pesquisador, mas todos (até mesmo a escola, a organização de cronograma e as apresentações) podem repercutir no engajamento. É também notória a forma como o engajamento dos participantes no grupo reverbera em suas vidas e em suas teias de sociabilidade (isto é, familiares, amigos e comunidade em geral), pois passam a atuar como motores de transformação social e de cidadania | pt_BR |
dc.title.en | “CorAMARal”: Transformative musical engagement and its resonances for a autonomous learning and social transformation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação final Vicente 10.06.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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