Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlencar, Maristela Lage-
dc.contributor.authorAlmeida, Sinara Mota Neves de-
dc.date.accessioned2013-09-25T23:27:44Z-
dc.date.available2013-09-25T23:27:44Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationAlmeida, S. M. N.; Alencar, M. L.(2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5893-
dc.descriptionALMEIDA, Sinara Mota Neves. Avaliação da violência no espaço escolar e mediação de conflitos. 2009. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.description.abstractIn our society, there is a common-sense belief about the behavior of our students in terms of indiscipline and hostility – physical aggression, steals and vandalism – implying in disharmony in the academic place. In this investigation, we aim at discussing about mediation as a practice for the solution of the school conflicts. We adopted a collaborative methodology – a re-approaching between the researcher and the researched community – developed in a municipal public school in Fortaleza/CE/Brazil, located in a vulnerable area. Several methodological procedures were taken in this research: i) general observations of the school and the classroom; ii) interviews; iii) quizzes and iv) courses about mediation and “culture for peace” to the teachers, students, fathers and mothers/tutors. The sample was constituted of 118 students, 30 teachers, 2 principals and 5 tutors (fathers and mothers). The analysis followed an approach of quality and quantity data, what caused a wider approach to the studying object and promoted an interpretation of the phenomena, besides the establishment of intercourse relation between the variables. We verified that the school community was not ready to manage the conflicts and the violence in the institution. Thus, we suggested a strategy of intervention based on a non-adversarial technique – the mediation – in order to stimulate the practice of the dialogue. The mediation does not point out innocents nor guilties, neither winners nor losers. The aim is at working with the polemical voices in order to reach the solution for the tension: cooperative interaction to find out creative alternatives for the solution of the impasses in a just way. Since the school mediation was adopted, there was a reduction of the violence in the school. Thus, it is important to deal efficiently with the conflicts in order to promote actions for peacept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçaopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectViolência na Escola - Pirambu(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectMediação - Pirambu(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectDisciplina Escolar - Pirambu(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectProfessores e Alunos - Pirambu(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectAmbiente Escolar - Pirambu(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectAdolescentes e Violência - Pirambu(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.titleAvaliação da Violência no Espaço Escolar e Mediação de Conflitospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEm nossa sociedade instituiu-se a crença de que os alunos apresentam comportamentos indisciplinados e até hostis - agressões verbais, físicas, furtos e destruições de mobiliários – implicando desarmonia do ambiente acadêmico. Pretende-se, nesta investigação, discutir a mediação como prática de resolução dos conflitos escolares. Em razão disso, adotou-se uma metodologia caracteristicamente colaborativa - reaproximação do pesquisador com a comunidade pesquisada - desenvolvida em uma Escola Pública Municipal em Fortaleza-Ceará-Brasil, localizada numa zona considerada vulnerável. Diversificados procedimentos metodológicos foram utilizados para a consecução da pesquisa: I) observações gerais da escola e sala de aula; II) entrevistas; III) aplicação de questionários; e IV) curso de formação sobre mediação e cultura de paz para professores, alunos e pais/responsáveis. A amostra foi constituída de 118 alunos, 30 professores, dois diretores e cinco pais/responsáveis. A análise dos dados foi realizada seguindo a abordagem quali-quantitativa admitindo uma aproximação mais abrangente do objeto em estudo, favorecendo a interpretação de fenômenos e o estabelecimento de relações intercausais entre as variáveis. Constatou-se que a comunidade escolar não se encontrava preparada para gerenciar os conflitos e a violência, ali, gerados. Sugeriu-se, desse modo, uma estratégia de intervenção baseada numa técnica não-adversarial - a mediação - com vistas a possibilitar a cultura do diálogo. Convém esclarecer que a mediação não busca inocentes e culpados, ganhadores e perdedores, tem como pretensão trabalhar com os disputantes o enfrentamento da tensão: interação cooperativa para descobrir alternativas criativas na solução de impasses, de forma que não ocorra injustiça. A partir da implantação da mediação escolar, ocorreu uma redução da violência na escola. Torna-se imperativo, por conseguinte, gerir os conflitos eficientemente, haja vista oportunizar ações promotoras de paz. Palavras-chave: Escola – Violência – Avaliação – Mediaçãopt_BR
dc.title.enEvaluation of the Conceptions of Violence in the Pertaining to School Space and Mediation of Conflictspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_TESE_SMNALMEIDA.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.