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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58842
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira Neto, Waldemiro de Aquino | - |
dc.contributor.author | Widmer, João Alexandre | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T15:00:07Z | - |
dc.date.available | 2021-06-07T15:00:07Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA NETO, Waldemiro de Aquino; WIDMER, João Alexandre. Compatibilidade das faixas de mudança de velocidade para o tráfego de veículos pesados em rodovias brasileiras. Transportes, São Paulo-SP, v. 16, n. 2, p. 32-40, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-1346 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58842 | - |
dc.description.abstract | An important device that must be considered in geometric design of high speed and heavy traffic roads are the speed-change lanes of these facilities. This parameter, besides improving road capacity, is responsible for the risk reduction of accidents as-sociated to their high-speed differential of vehicles sharing the same traffic lane, like rear-end collisions and overtaking in non-passing zones at intersections approaches. This paper presents an investigation considering traffic compatibility of heavy load vehicles, using acceleration and deceleration lanes, considering that the length requirements of these devices in the geometric design manuals are based on the performance of passenger cars. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Rua ou rodovia de transito intenso | pt_BR |
dc.subject | Faixa de mudança de velocidade | pt_BR |
dc.subject | Velocidade de trafego | pt_BR |
dc.subject | Interseção | pt_BR |
dc.title | Compatibilidade das faixas de mudança de velocidade para o tráfego de veículos pesados em rodovias brasileiras | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Um importante dispositivo no projeto geométrico de interseções em rodovias com elevada velocidade de projeto e tráfego intenso são as faixas de mudança de velocidade. Este recurso, além de permitir uma maior capacidade da via, é responsável pela redu-ção dos riscos de acidentes decorrentes da existência de veículos com elevado diferencial de velocidade compartilhando uma mesma faixa de tráfego, como as colisões traseiras e ultrapassagens em locais proibidos como nas imediações das interseções. Neste artigo é investigada a compatibilidade do tráfego de veículos de carga pesados utilizando faixas de aceleração e desaceleração, considerando que os manuais vigentes dimensionam estes dispositivos com base no desempenho de veículos de passeio. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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