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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Marcos Antônio de-
dc.contributor.authorNobre, Paulo Henrique-
dc.date.accessioned2021-06-07T14:06:03Z-
dc.date.available2021-06-07T14:06:03Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationNOBRE, Paulo Henrique. Recomendação de produtos baseada em perfis de contatos de clientes e popularidade de produtos. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58833-
dc.description.abstractCustomer Relationship Management (CRM) systems have a large amount of contact information. Knowing which products should be offered to these people is not a simple task, due to the large quantity and diversity among the products, so making personalized recommendations for each contact profile can help in the sales process. Based on this, this work presents a product recommendation system for contacts, using recommendation based on product popularity and recommendation using collaborative filtering. In the popularity-based recommendation, a ranking is created with the best-selling products, and the products at the top of that ranking are recommended. In the recommendation for collaborative filtering, two metrics are used: the Levenshtein distance and the cosine similarity. With each metric contact lists with similar profiles are created for each contact, and from these lists the products are recommended. Clustering is also applied to the data, using the cosine and Levenshtein metrics. At the end, the results of the recommendation methods are compared, where the methods that use clustering obtained better results.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSistemas de recomendação (filtragem de informações)pt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.titleRecomendação de produtos baseada em perfis de contatos de clientes e popularidade de produtospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs sistemas de Customer Relationship Management (CRM) possuem uma grande quantidade de informações sobre contatos. Saber quais produtos devem ser oferecidos a essas pessoas não é uma tarefa simples, devido a grande quantidade e diversidade entre os produtos, então realizar recomendações personalizadas para cada perfil de contato pode ajudar significativamente no processo de vendas. Com base nisso, este trabalho apresenta um sistema recomendador de produtos para contatos, fazendo uso de recomendação baseada em popularidade de produtos e recomendação por filtragem colaborativa. Na recomendação baseada em popularidade é criado um ranking com os produtos mais vendidos, e os produtos no topo desse ranking são recomendados. Na recomendação por filtragem colaborativa são utilizadas duas métricas: a distância de Levenshtein e a similaridade de cosseno. Com cada métrica são criadas listas de contatos com perfis semelhantes para cada contato, e a partir dessas listas os produtos são recomendados. Também é aplicada clusterização nos dados, utilizando as métricas de cosseno e Levenshtein. Ao final, os resultados dos métodos de recomendações são comparados, onde os métodos que usam clusterização obtiveram melhores resultados.pt_BR
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