Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58749
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação de Programas Sociais em uma perspectiva sistêmica, plural e progressista: conceitos, tipologias e etapas
Título(s) alternativo(s): Evaluación de Programas Sociales en una perspectiva sistémica, plural y progresista: conceptos, tipologías y etapas
Título em inglês: Evaluation of Social Programs in a systemic, plural and progressive perspective: concepts, typologies and stages
Autor(es): Jannuzzi, Paulo de Martino
Palavras-chave: Avaliação de Programas;Técnicas de avaliação;Etapas de pesquisa;Program Evaluation;Evaluation techniques;Research stages
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Aval
Citação: JANNUZZI, Paulo de Martino. Avaliação de Programas Sociais em uma perspectiva sistêmica, plural e progressista: conceitos, tipologias e etapas. Revista Aval, Fortaleza, v. 4, n. 18, p. 38-61, jul./dez. 2020.
Resumo: A Avaliação de políticas e programas desenvolveu-se historicamente como campo tecnocientífico vinculado ao ritmo e demandas de informação qualificada para Políticas Públicas. Na América Latina tal desenvolvimento é bem mais recente que no contexto de países centrais, tendo ocorrido nos últimos 30 a 40 anos. Mais recentemente, nos últimos 15 anos, visões mais multidisciplinares (na interpretação das problemáticas sociais), ecléticas (em metodologias de investigação) e plurais (em valores e critérios avaliativos) têm sido propostas na condução de Avaliações de Políticas, programas e projetos na região. Este texto procura contribuir para fortalecimento desse campo tecnopolítico contra-hegemônico de Avaliação, ao sistematizar conceitos e técnicas a partir da experiência prática de conduzir avaliações orientadas a subsidiar diretamente à gestão de políticas e programas públicos no Brasil. Em diferentes seções, são apresentados conceitos, tipologias de Avaliação e as várias etapas para especificação de um estudo avaliativo.
Abstract: The evaluation of policies and programs has historically developed as a techno-scientific field linked to the pace and demands of qualified information for Public Policies. In Latin America, this development is much more recent than in the context of central countries, having occurred in the last 30 to 40 years. More recently, in the past 15 years, there have been proposed more multidisciplinary (in the interpretation of social issues), eclectic (in research methodologies) and plural (in values and evaluation criteria) views in conducting Policy Assessments, programs and projects in the region . This text seeks to contribute to the strengthening of this counter-hegemonic technopolitical field of Evaluation, by systematizing concepts and techniques from the practical experience of conducting assessments aimed at subsidizing directly the management of public policies and programs in Brazil. In different sections, concepts, types of evaluation and the various steps for specifying an evaluative study are presented.
Resumen: La evaluación de políticas y programas se ha desarrollado históricamente como un campo tecnocientífico vinculado al ritmo y las demandas de información calificada para Políticas Públicas. En América Latina, este desarrollo es mucho más reciente que en el contexto de los países centrales, habiendo ocurrido en los últimos 30 a 40 años. Más recientemente, en los últimos 15 años, se han propuesto enfoques más multidisciplinarias (en la interpretación de los problemas sociales), eclécticas (en metodologías de investigación) y plurales (en valores y criterios de evaluación) al realizar evaluaciones de políticas, programas y proyectos en la región . Este texto busca contribuir al fortalecimiento de este campo tecnopolítico contrahegemónico de evaluación, sistematizando conceptos y técnicas a partir de la experiencia práctica de realizar evaluaciones dirigidas a subsidiar directamente la gestión de políticas y programas públicos en Brasil. En diferentes secciones, se presentan conceptos, tipos de evaluación y los diversos pasos para especificar un estudio evaluativo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58749
ISSN: 2176-9923
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_pmjannuzzi.pdf189,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.