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dc.contributor.authorCoutinho, Renato Peixoto-
dc.contributor.authorFreire, Reuber Arrais-
dc.contributor.authorCastelo Branco, Verônica Teixeira Franco-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.date.accessioned2021-05-31T18:42:24Z-
dc.date.available2021-05-31T18:42:24Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Renato Peixoto; FREIRE, Reuber Arrais; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; SOARES, Jorge Barbosa. Identificação do comportamento viscoelástico não-linear e do dano em misturas asfálticas utilizando testes de varredura de tensão. Transportes, São Paulo-SP, v. 19, n. 3 p. 35-41, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58743-
dc.description.abstractAsphaltic materials are known to have a behavior that can be approximated by the viscoelasticity theory. In these materials it is essential to separate the nonlinear viscoelastic response from the fatigue damage response. This is a complex issue, because both nonlinearity and damage have a similar effect on the material mechanical behavior. This paper presents experimental and analytical procedures for separation of the nonlinear viscoelastic response from the fatigue damage in hot asphalt mixtures (HMA). A Universal Testing Machine 25 was used to perform stress sweep tests in three different HMAs. Once all the strain values were collected for each material, a statistical analysis was used to find the maximum stress that can be applied to the material without invoking the fatigue damage response. The results showed that the transition stress is directly associated with the material properties and stiffness can be a determining factor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMistura asfálticapt_BR
dc.subjectViscoelasticidade não-linearpt_BR
dc.subjectDano por fadigapt_BR
dc.subjectVarredura de tensãopt_BR
dc.titleIdentificação do comportamento viscoelástico não-linear e do dano em misturas asfálticas utilizando testes de varredura de tensãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs materiais asfálticos apresentam comportamento que pode ser aproximado pela teoria da viscoelasticidade. Nesses mate-riais, é importante que seja feita a separação entre as respostas viscoelástica não-linear e de dano por fadiga. Este problema é comple-xo, pois nestas zonas (não-linear e dano) os materiais asfálticos apresentam comportamentos mecânicos semelhantes. Este trabalho a-presenta um procedimento experimental e analítico para separação destas zonas em concretos asfálticos. Para isso foi utilizada uma máquina de teste universal (UTM-25) e ensaios de varredura de tensão em diferentes misturas asfálticas. Depois de coletados os valo-res de deslocamento, foi utilizada uma análise estatística para encontrar a tensão máxima que pode ser aplicada ao material sem que se-ja invocada a resposta referente ao dano por fadiga. Os resultados mostraram que o valor da tensão de transição está diretamente asso-ciado às propriedades do material, e que a rigidez pode ser um fator determinante.pt_BR
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