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dc.contributor.authorSousa, Janailson Queiroz-
dc.contributor.authorCunto, Flávio José Craveiro-
dc.contributor.authorSasaki, Marcos William-
dc.date.accessioned2021-05-31T17:48:58Z-
dc.date.available2021-05-31T17:48:58Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSOUSA, Janailson Queiroz; CUNTO, Flávio José Craveiro; SASAKI, Marcos William. Comparação entre indicadores proxy sintéticos de segurança viária e acidentes de trânsito em interseções semaforizadas de Fortaleza. Transportes, São Paulo-SP, v. 20, n. 3 p. 62–70, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.4237/transportes.v20i3.582-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58737-
dc.description.abstractMicroscopic traffic simulation has been developed and applied over the past two decades with focus towards the design and operation of transportation systems. Recently, due to advancements in data collection techniques and microscopic algorithms, the po-tential of microscopic simulation as a tool for safety evaluation has been explored more extensively. This type of approach may allow better knowledge regarding the chain of events preceding crash occurrences, therefore leading to a more comprehensive methodology for safety studies when compared to traditional observational studies. This paper presented a validation effort between observed rear-end collisions and simulated traffic conflicts as reflected by three SPM namely: Time to Collision - TTC, Deceleration Rate to Avoid the Crash - DRAC and Crash Potential Index - CPI. We collected three years of accident data (2007-2009) for four hours of the morn-ing (7h00-11h00) and were compared with the number of traffic conflicts estimated by a microscopic simulation experiment. The re-sults indicated that all SPM tested were able to capture the differences in the number of accidents among the three different study sites, suggesting a great potential for application of this approach in the safety analyzes. On the other hand, to achieve wider results it's nec-essary to apply the method proposed in a more representative sample.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.subjectMedidas de desempenho de segurançapt_BR
dc.subjectSimulação microscópicapt_BR
dc.titleComparação entre indicadores proxy sintéticos de segurança viária e acidentes de trânsito em interseções semaforizadas de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA simulação de tráfego microscópica tem sido desenvolvida e aplicada nas duas últimas décadas com o foco principal no projeto e operação de sistemas de transporte. Recentemente, devido aos avanços nas técnicas de coleta de dados e algoritmos micros-cópicos, o potencial da microssimulação como ferramenta para avaliações de segurança tem sido explorado de forma mais extensiva. Este tipo de abordagem pode permitir um melhor conhecimento sobre a cadeia de eventos que precederam a ocorrência dos acidentes, portanto, levando a uma metodologia mais abrangente para estudos de segurança quando comparados aos tradicionais estudos observa-cionais. Este artigo apresenta um esforço de validação entre colisões traseiras observadas e conflitos de tráfego simulados, refletidos por três medidas de desempenho de segurança (SPM - safety performance measures): tempo para a colisão(TTC – time to collision), taxa de desaceleração para evitar a colisão (DRAC – deceleration rate to avoid the crash) e o índice de potencial para acidentes (CPI - crash potencial index). Três interseções semaforizadas e isoladas de vias arteriais da cidade de Fortaleza foram selecionadas para este estudo. Foram coletados três anos de dados de acidentes (2007-2009) para quatro horas do período da manhã (7h00-11h00) e foram comparados com o número de conflitos de tráfego estimado por um experimento de simulação microscópica. Os resultados indicaram que todas as SPM testadas foram capazes de capturar diferenças no número de acidentes entre os três locais de estudo, sugerindo um grande potencial para aplicação dessa abordagem nas análises de segurança. Por outro lado, para alcançar resultados mais amplos e ex-pressivos verificou-se a necessidade de aplicar o método proposto em uma amostra mais representativa.pt_BR
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