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dc.contributor.authorSilva, Aline Layane Souto da-
dc.contributor.authorLima, Samuel Anderson de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-05-31T15:09:57Z-
dc.date.available2021-05-31T15:09:57Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Layane Souto da; LIMA, Samuel Anderson de Oliveira. Barroco e antropofagia: um estudo da peça “Na aldeia de Guaraparim” de José de Anchieta. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 11, n. 23, p. 14-33, jan./mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58728-
dc.description.abstractThe Baroque, although having its genesis on the european continent, lived also in other lands. In America it was also very successful as a result of the colonization process,having developed its own Baroque, be it in architecture, music, painting or literature. In Brazil, in the area of literature, for example, we have father José de Anchieta as the first representative of this style. His work reveals the dual state of the encounter between two divergent worlds, experiencing two extremes, a typically Baroque duality. His literary production is vast in the sense of the genres in which he works, he writes poems, dramas,letters, all in the service of catechization. Therefore, with pedagogical content. This text will focus on one of them, seeking to analyze the play “Na vila de Guaraparim” under the theoretical prerogatives of Oswaldian anthropophagy, treating it as a Baroqueanthropophagic work, evoking a process of cultural devouring that was undertaken by the Canarian poet. This analysis, in turn, is based on the theoretical reflections of Haroldo de Campos, Araripe Júnior, Affonso Ávila, among others.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAldeia de Guaraparimpt_BR
dc.subjectAntropofagiapt_BR
dc.subjectBarrocopt_BR
dc.subjectJosé de Anchietapt_BR
dc.subjectAnthopophagypt_BR
dc.subjectBaroquept_BR
dc.titleBarroco e antropofagia: um estudo da peça “Na aldeia de Guaraparim” de José de Anchietapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Barroco, apesar de ter tido sua gênese no continente europeu, experimentou outras terras. Na América, teve grande êxito também por consequência do processo de colonização, tendo desenvolvido seu próprio barroco, seja na arquitetura, na música, na pintura ou na literatura. No Brasil, na área da literatura, por exemplo, temos o Padre José de Anchieta como primeiro representante desse estilo. Sua obra revela o estado dual do encontro entre dois mundos divergentes, vivenciando dois extremos, dualidade tipicamente barroca. Sua produção literária é vasta no sentido dos gêneros em que atua,escreve poemas, dramas, cartas, tudo isso a serviço da catequização. Portanto, com teor pedagógico. Este texto se concentrará num deles, buscando analisar a peça teatral “Na aldeia de Guaraparim” sob as prerrogativas teóricas da antropofagia Oswaldiana, tratando a como obra barroco-antropofágica, evocando um processo de devoração cultural que foi empreendido pelo poeta canarino. Essa análise, por sua vez, tem como base teórica as reflexões de Haroldo de Campos, Araripe Júnior, Affonso Ávila, entre outros.pt_BR
dc.title.enBaroque and anthropophagy: a study of the theatre play “na aldeia de guaraparim” by José de Anchietapt_BR
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