Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58720
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Everton de | - |
dc.contributor.author | Benites, Larissa Cerignoni | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-31T11:56:13Z | - |
dc.date.available | 2021-05-31T11:56:13Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Everton de; BENITES, Larissa Cerignoni. Ensino médio integrado: em busca da utopia da formação integrada. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 105-120, jan./jun. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58720 | - |
dc.description.abstract | This research aimed at understanding the construction and development of integrated high school in Brazil. The investigation is justified by the need to overcome the duality that historically permeates Brazillian education, in which the dominant elites receive a differentiated education compared to the proletarian class. With regard to methodological aspects, the research is characterized as a bibliographic revision in which scientific articles, theses, official documents and books written by renowned authors who research the thematic in Brazil were used. The databases used were Google Scholar and Scielo to search for scientific articles, the Theses and Dissertations Catalog by Capes to find theses and, also, several institutional and governmental websites to find laws, decrees and documents dealing with the topics. We understand that integrated high school based on the assumptions of polytechnic and omnilateral training presents itself as an important element to overcome the dichotomous scenario observed in Brazilian education – enabling the human emancipation of students – as long as it follows the paths proposed for this course modality and does not submit to the rules of the capitalist system. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Labor | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Politecnia | pt_BR |
dc.subject | Capitalismo | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.subject | Polytechnics | pt_BR |
dc.subject | Capitalism | pt_BR |
dc.title | Ensino médio integrado: em busca da utopia da formação integrada | pt_BR |
dc.title.alternative | Escuela secundaria integrada: en busca de la utopía de la formación integrada | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa teve como objetivo compreender a construção e o desenvolver do ensino médio integrado no país. A investigação justifica-se pela necessidade de superar a dualidade que historicamente permeia a educação brasileira, em que as elites dominantes recebem uma educação diferenciada quando comparada com a classe proletária. No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como revisão bibliográfica, na qual utilizou-se artigos científicos, teses, documentos oficiais e livros de autores renomados que pesquisam a temática no Brasil. Os bancos de dados utilizados foram o Google Scholar e Scielo para buscar artigos científicos, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes para encontrar teses e, também, diversos sites institucionais e governamentais para encontrar leis, decretos e documentos que tratam sobre o tema. Compreendemos que o ensino médio integrado, alicerçado nos pressupostos da formação politécnica e omnilateral, apresenta-se como um importante elemento para superar o cenário dicotômico observado na educação brasileira – possibilitando a emancipação humana dos educandos – desde que trilhe os caminhos propostos para esta modalidade de curso e que não se submeta às regras do sistema capitalista. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Esta pesquisa tuvo como objectivo entender la construcción y el desarrollar de la escuela secundaria integrada en Brasil. La investigación es justificada por la necesidad de superar la dualidad que impregna la educación brasileña, en la que las élites dominantes reciben una educación diferenciada en comparación con la clase proletaria. En cuanto a los aspectos metodológicos, la investigación se caracteriza por ser una revisión bibliográfica, en la que se utilizaron artículos científicos, tesis, documentos oficiales y libros de autores reconocidos que investigan el tema en Brasil. Las bases de dados utilizadas para la búsqueda de artículos científicos fueron el Google Scholar y la plataforma Scielo, el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Capes para encontrar tesis y además, varios sitios web institucionales y gubernamentales para encontrar leyes, decretos y documentos relacionados con el tema. Entendemos que la escuela secundaria integrada apoyada en las suposiciones de la formación politécnica y omnilateral se presentan como un elemento importante para superar el escenario dicotómico observado en la educación brasileña – habilitando la emancipación humana de los estudiantes – siempre que siga los caminos propuestos para este tipo de curso y que no se sometan a las reglas del sistema capitalista. | pt_BR |
dc.title.en | Integrated high school: in search of the utopia of integrated training | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_esouza_lcbenites.pdf | 329,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.