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dc.contributor.authorCosta, Neffertite Marques da-
dc.date.accessioned2021-05-31T11:36:10Z-
dc.date.available2021-05-31T11:36:10Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCOSTA, Neffertite Marques da. Histórias para adiar o fim do mundo: experiências da religiosidade popular e a via sacra de Monte Santo. Revista Em Perspectiva, Fortaleza. v. 6, n. 2, p. 176-193, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2448-0789-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58715-
dc.description.abstractFrom a provocation in the book Ideias para adiar o fim do mundo, by Ailton Krenak, a brief discussion about the historical narrative, memory and some concepts applied in the study of popular religiosity is presented. The proposal is to be able to tell one more story to postpone the end of the world of popular religious communities that have ceased to exist – Rodeador, Pedra Bonita, Caldeirão and Pau de Colher - or that took a long time to be recognized as they existed for their members – Belo Monte, instead of Canudos. Reflecting on these religious experiences, this article raises the need to study the memory and devotion practices of the Way of the Cross in Monte Santo, as a counterpoint to the reading presented by Euclides da Cunha, in the work Os sertões, and to expand the study of popular religiosity existing in the northeastern hinterland, presenting research sources and suggesting theoretical-methodological references of analysis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista em Perspectivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativa históricapt_BR
dc.subjectReligiosidade popularpt_BR
dc.subjectMonte Santopt_BR
dc.subjectHistorical narrativept_BR
dc.subjectPopular religiositypt_BR
dc.titleHistórias para adiar o fim do mundo:experiências da religiosidade popular e a via sacra de Monte Santopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA partir de uma provocação existente no livro Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, apresenta-se uma breve discussão acerca da narrativa histórica, da memória e de alguns conceitos aplicados no estudo da religiosidade popular. A proposta é poder contar mais uma história para adiar o fim do mundo de comunidades religiosas de cunho popular que deixaram de existir – Rodeador, Pedra Bonita, Caldeirão e Pau de Colher – ou que demoraram para serem reconhecidas da forma como existiram para os seus membros – Belo Monte, ao invés de Canudos. Refletindo sobre essas experiências religiosas, o presente artigo levanta a necessidade do estudo da memória e das práticas de devoção da via sacra de Monte Santo, como um contraponto à leitura apresentada por Euclides da Cunha, na obra Os sertões, e para ampliar o estudo da religiosidade popular existente no sertão nordestino, apresentando fontes de pesquisa e sugerindo referencias teórico-metodológicos de análise.pt_BR
dc.title.enStories to postpone the end of the world: experiences of popular religiosity and the Way of the Cross in Monte Santopt_BR
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