Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58704
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo Filho, Mário Angelo Nunes de | - |
dc.contributor.author | Silva, Antônio Nelson Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T15:43:08Z | - |
dc.date.available | 2021-05-28T15:43:08Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | AZEVEDO FILHO, Mário Angelo Nunes de; SILVA, Antônio Nelson Rodrigues da. Uma avaliação retrospectiva de Belém do Pará sob a ótica da mobilidade sustentável. Transportes, São Paulo-SP, v. 21, n. 2, p. 13–20, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-1346 | - |
dc.identifier.other | DOI:10.4237/transportes.v21i2.687. | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58704 | - |
dc.description.abstract | The mobility conditions of Belém Metropolitan Area are assessed in this study. Evaluations were carried out usingthe In-dex of Sustainable Urban Mobility in scenarios derived from transport plans and studies developed along about three decades (1980-2011). The scoresrevealedimprovements since the first scenario, although the current mobility conditions are still poor (0.37, in a zero to onerange). This result is particularly relevant consideringthat thesetransport plans and studies contain several proposals concerning the system's problems. Unfortunately, these proposals were rarely implemented. The constant growth of the population and the number of vehiclescreates a more complex scenario, what further reduces the improvement perspectives in the short term. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Planejamento dos transportes | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Uma avaliação retrospectiva de Belém do Pará sob a ótica da mobilidade sustentável | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste estudo são analisadas as condições de mobilidade na Região Metropolitana de Belém -RMB, através da aplicação do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável em cenários configurados por planos ou estudos de transportes desenvolvidos ao longo de cerca de três décadas (1980-2011). A avaliação do índice apontou melhorias desde o primeiro cenário considerado, embora a mobilida-de proporcionada no cenário atual ainda seja ruim (0,37, em uma escala que vai de zero a um). Esse resultado é particularmente rele-vante pelo fato da região dispor de um variado conjuntode estudos e planos de transportes nos quais foram encontradas inúmeras pro-postas para melhorar o sistema. Infelizmente, na prática, estas propostas poucas vezes se concretizaram. O aumento constante da popu-lação e da frota de veículos torna o quadro progressivamente mais complexo, o que reduz ainda mais as perspectivas de melhoria no curto prazo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_manafilho.pdf | 340,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.