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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise viscoelástica de pavimentos asfálticos utilizando elementos finitos einfinitos
Autor(es): Silva, Samuel de Almeida Torquato e
Vidal, Pedro José Furlani
Holanda, Áurea Silva de
Parente Junior, Evandro
Palavras-chave: Pavimentos flexíveis;Viscoelasticidade linear;Método dos elementos finitos
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, Samuel Almeida Torquato; VIDAL, Pedro José Furlani; HOLANDA, Áurea Silva; PARENTE JUNIOR, Evandro. Análise viscoelástica de pavimentos asfálticos utilizando elementos finitos einfinitos. Transportes, São Paulo-SP, v. 21, n. 3 p. 5-13, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta uma estratégia para aumentar a precisão e a eficiência computacional da análise de pavimentos fle-xíveis baseada no uso de elementos infinitos. A geração da malha mista, composta de elementos finitos e infinitos, é realizada de forma a garantir a qualidade dos resultados. Os valores de deflexões e tensões obtidos são comparados com os encontrados na literatura e os resultados de malhas de elementos finitos são comparados, quanto à eficiência computacional e precisão, com os encontrados a partir de malhas mistas. Os exemplos numéricos atestam que os elementos infinitos melhoram tanto a eficiência da análise quanto aprecisão das respostas mecânicas calculadas. Portanto, esta abordagem é fortemente recomendada para a utilização prática na análise e projeto de pavimentos flexíveis.
Abstract: This paper presents a strategy to increase the accuracy and computational efficiency of the flexible pavement analysis based on the use of infinite elements. The mixed mesh generation, composed of finite and infinite elements, is performed in order to guaran-tee accurate results. The vertical displacement and stresses are calculated and the results are compared with the ones found in the litera-ture. The computational efficiency and the accuracy of the results are compared when conventional and mixed meshes are adopted. The numerical examples show that the use of infinite elements improve the computational efficiency and the accuracy of the results. Thus, this approach is strongly recommended for practical use in the analysis and design of flexible pavements.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58702
ISSN: 2237-1346
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